Com sintomas de pneumonia, Cacique Raoni é diagnosticado com Covid-19 no Mato Grosso

De acordo com o Instituto Raoni, o cacique apresenta bom estado de saúde, sem febre. Ele respira normalmente e sem ajuda de oxigênio (Reprodução/ Internet)

Bruno Pacheco – Da Revista Cenarium

MANAUS – O Instituto Raoni confirmou na manhã desta segunda-feira, 31, que a maior liderança indígena do País foi diagnosticado com Covid-19. Com sintomas de pneumonia, o cacique Raoni Metuktire, de 89 anos, voltou a ser internado no Hospital Dois Pinheiros, em Sinop, no Mato Grosso, um mês após receber alta hospitalar.

“Exames de tomografia computadorizada e sorologia confirmaram Covid-19. Seu estado é bom, sem febre, respirando normalmente e sem ajuda de oxigênio. A equipe médica do Hospital Dois Pinheiros confirmou que o cacique teve Covid-19 e que exames mostram presença de anticorpos”, afirmou o Instituto.

PUBLICIDADE

De acordo com a entidade, a pedido da família, as informações só foram autorizadas a serem divulgadas agora, depois da comprovação de que o líder indígena se encontrasse fora de perigo.

“Caso seu quadro permaneça estável, o cacique Raoni terá alta em breve. Sua idade inspira cuidados e o cacique Raoni seguirá com assistência médica até ficar completamente recuperado”, pontuou o Instituto.

Desde junho deste ano, quando sua mulher, Bekwyjka Metuktire, morreu de infarto, Raoni tem apresentado um quadro depressivo. Em julho, após ser transferido de sua aldeia, no Território Indígena Capoto-Jarina, para um hospital em Colider, o cacique foi internado em Mato Grosso com quadro de hemorragia digestiva.

No dia 25 de julho, Raoni recebeu alta e retornou para sua aldeia no Xingu, onde continuou o tratamento para prevenção de embolia pulmonar.

Ativismo

Líder do povo Kayapó e opositor ao governo Bolsonaro, o cacique é conhecido mundialmente e chegou a ser indicado ao prêmio Nobel da Paz, em 2019, por sua atuação em defesa dos povos indígenas e do meio ambiente.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.