Com sites falsos, criminosos dão golpes para roubar FGTS


21 de junho de 2021
Com sites falsos, criminosos dão golpes para roubar FGTS
O objetivo é atrair a vítima para um site falso onde seus dados e senhas serão roubados (Reprodução/Internet)
Com informações da Folha de São Paulo

SÃO PAULO – A criatividade dos golpistas não dá trégua nem em tempos de pandemia. Os trabalhadores estão recebendo e-mails e mensagens com informações falsas sobre o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

O objetivo é atrair a vítima para um site falso onde seus dados e senhas serão roubados. O chamariz para o golpe é uma informação falsa sobre a liberação do saque emergencial das contas do FGTS em junho. Na verdade, o governo não liberou o saque neste ano.

A medida foi tomada em 2020 e amplamente divulgada pelo governo e pela Caixa Econômica Federal, gestora do FGTS.

Segundo cartilha do Cert.br (Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil), o ambiente de internet tem os mesmos riscos de golpes que a vida fora do computador.

“É importante ficar alerta e desconfiar de emails e mensagens. Principalmente se for para clicar em algum link para um outro site ou para fornecer dados”, diz Caio Augustus, especialista em cibersegurança.

As informações que os golpistas obtêm podem ser usadas para sacar dinheiro nas contas de FGTS ou para abrir contas e fazer empréstimos. Os criminosos criam uma falsa aparência de normalidade e contam com a falta de atenção da vítima.

A Caixa informou que não é prática da instituição mandar mensagens pedindo dados ou senhas da conta do FGTS. Também não solicita que os clientes acessem links para cadastros.

A troca de informação com clientes é feita pelos canais oficiais de atendimento.

A dica ao trabalhador é ficar atento. “O que pode reduzir o risco é o cuidado que se tem nos ambientes virtuais. Os golpes estão se refinando. Quanto mais elaborado o golpe, mais fácil de cair”, afirma.

“O site que rouba os dados do FGTS, por exemplo, tem, nos mínimos detalhes, o mesmo visual do site oficial”, diz Augustus.

Leia a matéria completa na Folha de São Paulo

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.