6 de março de 2021

Marcela Leiros – Da Revista Cenarium

MANAUS – O sábado, 20, amanheceu com tempo nublado e pancadas de chuvas em Manaus. Nas redes sociais, internautas compararam o frio com o ‘clima europeu’, fazendo alusão ao clima que é conhecido por ser mais permanente na Europa.

A chuva, que iniciou ainda na madrugada deste sábado, veio acompanhada do frio e foi registrada por moradores nos bairros de Flores, Parque 10 e Nossa Senhora das Graças, na Zona Centro-Sul; Centro e Aleixo, na Zona Sul; Santo Agostinho e Santo Antônio, na Zona Oeste; Planalto, na Zona Centro-Oeste; e Monte das Oliveiras, Cidade Nova e Novo Israel, na Zona Norte.

A temperatura mais amena tem sido frequente durante toda a semana. No Twitter, moradores da cidade que estão acostumados com dias ensolarados e quentes elogiaram a baixa temperatura, que chegou a 21° graus nos termômetros da capital.

Previsão do Inmet

Na manhã deste sábado, 20, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um aviso informando previsão de chuva entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia em Manaus. O instituto decretou ‘alerta laranja’ referente às chuvas, que “significa situação meteorológica potencialmente perigosa” com risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios em cidades com tais áreas de risco.