Com turismo comprometido, conheça 6 Museus brasileiros sem sair de casa

Mesmo em tempos de quarentena, cancelamentos de voos e fechamento de fronteiras ainda é possível comemorar o dia do turista - (Foto: Reprodução/Google)

Da Revista Cenarium*

MANAUS – Mesmo sem poder viajar pelos principais museus do Brasil, por conta da pandemia de Covid-19, ainda é possível comemorar o dia do turista, celebrado neste sábado, 13.

PUBLICIDADE

Veja abaixo algumas iniciativas digitais de museus, que ajudam internautas a “viajar” para vários locais sem sair de casa.

Pinacoteca do Estado de São Paulo

Pinacoteca do Estado de São Paulo. Imagem: © Nelson Kon
Pinacoteca do Estado de São Paulo. Imagem: © Nelson Kon

A Pinacoteca de São Paulo já disponibilizou não só seu acervo, mas o próprio espaço do museu digitalizados há alguns anos em sua visita virtual. As imagens panorâmicas e o uso de realidade virtual criam uma experiência imersiva no ambiente do museu, que permite ver sua coleção permanente com grande aparato informativo complementado por vídeos e notas sobre as obras.

Museu Oscar Niemeyer

Museu Oscar Niemeyer. Imagem: EQVBlogspost
Museu Oscar Niemeyer. Imagem: EQVBlogspost

O Museu Oscar Niemeyer, projetado pelo mais reconhecido nome da arquitetura brasileira, em Curitiba, no Paraná. é um dos museus que conta com cerca de sete mil obras em seu acervo, todas ligadas de alguma forma à produção do arquiteto, e parte desta coleção, além do percurso pelo edifício, está disponível na visita digital. Nela é possível, ainda, relembrar algumas exposições temporárias que já passaram pelo museu.

Museu Nacional

Museu Nacional. Imagem: Google Arts & Culture
Museu Nacional. Imagem: Google Arts & Culture

O caso do Museu Nacional do Rio de Janeiro é um exemplo de que a internet pode servir à memória de forma sensível e até mesmo nostálgica. Em uma ação promovida pela instituição em conjunto com o Google Arts & Culture, é possível visitar virtualmente o espaço do museu da forma como estava antes do incêndio que devastou o edifício e seu acervo em 2018. Com imagens feitas em 2016, a plataforma disponibiliza um tour guiado pelo ambiente e relembra coleções a partir de uma aproximação em algumas obras.

Museu Casa Guignard

Museu Casa Guignard. Imagem: eravirtual.org
Museu Casa Guignard. Imagem: eravirtual.org

A plataforma Era Virtual é dedicada a reunir visitas online disponíveis em diversos tipos de museu no Brasil. Nela, é possível encontrar uma série de visitas a museus-casa, um tipo específico de espaço, geralmente ligado à vida e obra de artistas que viveram no país. Um dos tours disponíveis é à casa em Ouro Preto que recebeu o acervo do artista carioca que viveu em Minas Gerais, Alberto da Veiga Guignard.

Museu Casa Portinari

Museu Casa de Portinari. Imagem: museucasadeportinari.org
Museu Casa de Portinari. Imagem: museucasadeportinari.org

Outro museu deste universo que disponibiliza uma visita virtual para seu público é o Museu Casa Portinari, que apresenta, no edifício que foi a residência do artista em Brodowski, São Paulo, um acervo ligado à vida e à obra do pintor, que vai desde objetos pessoais, até pinturas murais em afresco.

Museu da República

Museu da República. Imagem: eravirtual.org
Museu da República. Imagem: eravirtual.org

Inaugurado em 1960, no momento da transferência da capital do país para Brasília, o Museu da República no Rio de Janeiro conserva os elementos materiais e imateriais que constituem a história do período republicano do Brasil. Além da possibilidade de conhecer seu acervo, um grande ponto de interesse na visita online ao museu é a oportunidade de se aproximar de seu edifício, o antigo Palácio do Catete, que por 63 anos foi sede do poder executivo do país.

*Com informações do Archdaily

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.