Comandantes das Forças Armadas se reúnem com Braga Netto para decidir se ficam no governo

Reunião de definições deve ocorrer na manhã de hoje, com o general Walter Braga Netto (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Com informações do Congresso em Foco

Os três comandantes das Forças Armadas devem se reunir nesta terça-feira (30) pela manhã com o novo ministro da Defesa, general Walter Braga Netto, para decidir se continuarão ou não em seus cargos. Os comandantes Edson Pujol (Exército), Antonio Carlos Moretti (Aeronáutica) e Ilques Barbosa Júnior (Marinha) discutiram uma renúncia conjunta ontem à noite após a demissão do general Fernando Azevedo e Silva do Ministério da Defesa. Os três ficaram insatisfeitos com a saída de Azevedo e Silva, mas querem ouvir o novo ministro antes de tomar uma decisão.

A demissão de Azevedo e Silva se deu após meses de desgastes na relação com Bolsonaro. De um lado, o presidente há meses cobrava do ministro alinhamento político das Forças Armadas ao seu governo. A cobrança incluiu até mesmo a retirada de Pujol do comando do Exército. Porém, segundo apuração do site Congresso em Foco, assim como Azevedo já defendia, é unânime nos comandos da Marinha, Aeronáutica e Exército o movimento de blindar a instituição e de não se associar a qualquer governo.

PUBLICIDADE

Entre os pontos de atrito, chegou a constar o desejo de Bolsonaro de, por meio de decreto, alterar regulamento do Exército para permitir a promoção do ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello, de três para quatro estrelas. Pela regra atual, um general de Divisão como Pazuello só pode ser alçado até três estrelas.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.