Do MPF, Comissão de Alimentos Tradicionais dos Povos no Amazonas recebe Prêmio Innovare


01 de dezembro de 2020
Do MPF, Comissão de Alimentos Tradicionais dos Povos no Amazonas recebe Prêmio Innovare
Cerimônia Online (Foto: Reprodução Innovare)

Victória Sales – Da Revista Cenarium

MANAUS – Com foco nos povos indígenas, quilombolas e demais populações tradicionais, a Comissão de Alimentos Tradicionais dos Povos no Amazonas (Catrapoa) é premiada na 17ª edição do Prêmio Innovare na categoria Ministério Público Federal (MPF) no Amazonas. A comissão promove a compra de alimentos produzidos regionalmente, por pequenos agricultores, incluindo aldeias indígenas, para que possa melhorar a qualidade da merenda escolar em escolas públicas no Amazonas.  

A cerimônia realizada nessa terça-feira, 1º, através de uma transmissão online, anunciou seis categorias do prêmio. Criada em 2016, a Catrapoa, coordenada pelo 5º ofício, vem sendo atuante em fórum permanente, no qual envolve órgãos públicos das esferas do governo, representantes de entidades, lideranças indígenas e agroextrativistas. Principal catalizador em discussões, articulações e ações em torno de temáticas relacionadas a alimentação tradicional no estado.

De acordo com o procurador da República, Fernando Merloto, a ideia nasceu após uma visita do MPF/AM a uma aldeia Yanomami. “Constatamos também que estes povos possuem formas tradicionais de conservação do alimento e que os produtos, quando chegam, são industrializados e descontextualizados de sua cultura e ainda podem causar inúmeros problemas de saúde”, informou.

Além de favorecer a dieta das crianças, respeitando ainda mais a cultura e tradições alimentares, a comissão estimula a melhoria de renda dos pequenos produtores e aldeias. Com isso, é incentivada a economia local de forma sustentável em áreas onde garimpo ilegal, desmatamento de terras indígenas e de territórios tradicionais podem proliferar.

O Prêmio Innovare anunciou os vencedores das categorias Justiça e Cidadania, Tribunal, Advocacia, Juiz e Defensoria Pública. Na 17ª edição, destacou iniciativas da área jurídica desenvolvidas por advogados, defensores, promotores, entres outros profissionais.

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.