Comissão formada por senadores e deputados apura denúncia de violência contra povo Yanomami, em Roraima

A ação é liderada pela Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal (Divulgação)
Fábio Leite – Da Revista Cenarium

MANAUS – Uma comitiva de deputados e senadores desembarcou nesta quarta-feira, 11, em Boa Vista (RR), para apurar as denúncias contra atuação de garimpeiros nas terras indígenas Yanomami. A ação é liderada pela Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal e conta com a participação dos deputados federais, pelo Amazonas, Marcelo Ramos (PSD) e José Ricardo (PT).

Após inúmeras denúncias de ação de arbitrariedade de garimpeiros contra indígenas, que atuam em Terras Indígenas Yanomami, uma comitiva do Congresso Nacional foi a campo apurar, presencialmente, em Roraima, os relatos de violência contra o povo Yanomami e realizar audiências com entidades públicas estaduais e federais para solucionar as demandas do povo originário.

“Naquilo que for responsabilidade do governo federal que não esteja sendo cumprido, no sentido do que a Constituição Federal e a lei determina, tanto do ponto de vista da preservação das Terras Indígenas quanto também da garantia da incolumidade dos indígenas, nós vamos cobrar que medidas sejam tomadas”, declarou o presidente da Comissão de Direitos Humanos do Senado, senador Humberto Costa (PT).

PUBLICIDADE

Humberto afirmou, ainda, que foi solicitado apoio logístico do governo federal para a realização dos trabalhos, em Roraima, mas que até então não havia obtido resposta. “Fizemos a solicitação via presidente do Senado (Rodrigo Pacheco) e não tivemos resposta. Fizemos também, diretamente, a órgãos do governo federal e também não obtivemos. É ruim, mas de toda sorte conseguiremos colher as informações para a realização desse trabalho”.

Lideranças indígenas se mostram favoráveis e confiantes com os trabalhos a serem realizados pelos senadores e deputados, na apuração das denúncias contra os garimpeiros, como contou o presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena Yanomami e Yek’wana (Condisi-YY), Júnior Hekurari Yanomami.

“É muito importante a Comissão dos Direitos Humanos do Senado ouvir, nós, lideranças e organizações indígenas. A Terra Indígena Yanomami foi invadida pelos garimpeiros, existem 25 mil garimpeiros na Terra Indígena Yanomami ameaçando, nós, indígenas Yanomami. Esse ano, nós completamos 30 anos de Terras Indígenas Yanomami e o que nós vamos comemorar?”, destacou a liderança indígena.

Parlamentares ouviram as demandas de lideranças indígenas (Divulgação)

A comissão de parlamentares confirmada em Roraima conta com o senador Humberto Costa, os deputados federais, pelo Amazonas, Marcelo Ramos e José Ricardo, além da deputada Joênia Wapichana e dos senadores Eliziane Gama, Telmário Mota, Mecias de Jesus, Chico Rodrigues e Leila Barros.

Memorial de violências entre para comissão

Humberto Costa recebeu na tarde desta quarta-feira, 11, o Memorial de Violências Cometidas contra o Povo Yanomami. O documento foi entregue por Edinho Batista de Souza, Macuxi, coordenador do Conselho Indigenista de Roraima, durante audiência com indígenas e indigenistas na sede da Procuradoria Regional da República. No encontro, juntamente com outros parlamentares federais, Humberto ouviu o relato de casos de violência contra os povos indígenas, objeto da diligência que a CDH faz a Roraima hoje e amanhã.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.