Comissões da Câmara dos Deputados debatem resultados de operações em Terra Yanomami, em Roraima


02 de junho de 2022
Comissões da Câmara dos Deputados debatem resultados de operações em Terra Yanomami, em Roraima
Deputados e senadores acompanham as denúncias de organizações não governamentais sobre o caso de uma menina Yanomami de 12 anos que teria sido estuprada e morta por garimpeiros (Leonardo Prado/Procuradoria-Geral da República)
Com informações da Agência Câmara de Notícias

BRASÍLIA — A comissão externa que acompanha as violações de direitos contra a população Yanomami e a Comissão de Direitos Humanos e Minorias, ambas da Câmara dos Deputados, reúnem-se nesta quinta-feira, 2, para analisar os resultados da diligência realizada neste mês em Roraima.

Deputados e senadores acompanham as denúncias de organizações não governamentais sobre o caso de uma menina Yanomami de 12 anos que teria sido estuprada e morta por garimpeiros. Eles pediram ações imediatas para conter o garimpo ilegal na região e reivindicaram mais estrutura aos órgãos públicos para que se possa fazer uma fiscalização permanente na reserva de mais de 9 milhões de hectares.

A coordenadora da comissão externa, deputada Joênia Wapichana (Rede-RR), lembra que a Terra Indígena Yanomami é considerada a maior do País e é assolada pela atuação continuada de garimpos ilegais.

Segundo a parlamentar, a Polícia Federal já fez uma série de operações contra a invasão de garimpeiros, mas a falta de um plano de proteção e fiscalização perene permitiu que os garimpeiros ilegais “se reorganizassem e, passassem a operar em redes de organizações criminosas e que tem aumentado a sua presença dentro da terra indígena”.

Debatedores

Foram convidados para participar da audiência, entre outros:
– o delegado da Polícia Federal Paulo Teixeira de Souza Oliveira;
– o representante da Fundação Nacional do Índio, Geovanio Oitaia Pantoja;
– o procurador da 6ª Câmara do Ministério Público Federal (responsável pela proteção da população indígena e comunidades tradicionais), Alisson Marugal;
– o presidente do Conselho Nacional dos Direitos Humanos, Renan Sotto Mayor; e
– o representante regional do Alto Comissariado das Nações Unidas no Brasil Jan Jarab.

Confira a lista completa de convidados

A audiência será realizada no plenário 10, a partir das 10h.

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.