‘Como salvar a Amazônia’: livro de Dom Phillips será lançado em maio


Por: Thais Matos

16 de janeiro de 2025
O jornalista britânico Dom Phillips ao lado do livro 'How To Save The Amazon' (Composição de Paulo Dutra/CENARIUM)
O jornalista britânico Dom Phillips ao lado do livro 'How To Save The Amazon' (Composição de Paulo Dutra/CENARIUM)

MANAUS (AM) – O livro póstumo do jornalista britânico Dom Phillips, ‘Como Salvar a Amazônia’ (tradução de How To Save The Amazon), foi finalizado e será lançado pela Companhia das Letras em maio deste ano. Jornalistas, repórteres e editores de diversos países uniram esforços para concluir a obra, em uma homenagem ao jornalista e como forma de manter viva sua memória.

Dom Phillips e o indigenista Bruno Pereira foram assassinados a tiros e tiveram seus corpos queimados e esquartejados em 2022, nas proximidades da Terra Indígena Vale do Javari, em Atalaia do Norte (a 1.138 quilômetros de Manaus).

Placa com os rostos do jornalista Dom Phillips e do indigenista Bruno Pereira (Chris J Ratcliffe/Greenpeace)

O jornalista viajou à região para produzir o livro-reportagem, com o objetivo de entrevistar lideranças indígenas locais, já que a área abriga uma grande concentração de povos indígenas. Phillips estava bem avançado na pesquisa e já concluído quase metade da obra.

Profissionais como Sylvia Colombo, Claudio Ângelo e Fabiano Maisonnave participaram da obra em uma força-tarefa para revisar o material. Já a assinatura na capa será apenas de Dom Phillips, com os colaboradores discriminados dentro dos capítulos.

Relembre o caso

Bruno e Dom desapareceram quando faziam uma expedição para uma investigação na Amazônia. A viagem de 72 quilômetros deveria durar apenas duas horas, mas a dupla nunca conseguiu chegar ao destino.

Os restos mortais deles foram achados em 15 de junho. As vítimas foram mortas a tiros e os corpos, esquartejados, queimados e enterrados. Segundo laudo de peritos da Polícia Federal (PF), Bruno foi atingido por três disparos, dois no tórax e um na cabeça. Já Dom foi baleado uma vez, no tórax.

A polícia achou os restos mortais da dupla após o pescador Amarildo da Costa Oliveira confessar envolvimento nos assassinatos e indicar onde estavam os corpos.

Leia mais: Famílias de Bruno e Dom e Univaja repudiam fala de Omar Aziz sobre assassinatos
Editado por Adrisa De Góes
Revisado por Gustavo Gilona

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO