Companheiros de caminhada
Por: Rozenha
23 de novembro de 2025Não fazemos nada sozinhos. Até quando nascemos, viemos ao mundo, literalmente, ligados às nossas mães. Esse é só o nosso primeiro de muitos links que fazemos durante a nossa vida inteira, em todas as etapas.
Desde a nossa primeira infância, precisamos dos nossos pais para nos ajudar a dar os primeiros passos. Na escola, sempre tivemos aqueles colegas com quem preferíamos fazer nossos trabalhos em grupo. Geralmente, essas pessoas são as que a gente leva para fora da vida acadêmica, concordam? Aqueles que sempre estiveram conosco.
Na nossa trajetória da vida adulta, tendem a caminhar conosco as pessoas que têm os mesmos valores e, principalmente, os mesmos propósitos que nós. Isso vale tanto para a nossa vida pessoal quanto profissional.
Há 30 anos atrás, quando eu comecei a dar passos mais largos no empreendedorismo, encontrei algumas pessoas em meu caminho. Algumas querem surfar na onda, mas outras querem sonhar o mesmo sonho que você. Essas pessoas, guarde para sempre! Valorize quem abraça teus sonhos.
Tenho o mesmo sócio, há mais de 30 anos. Juntos, na distribuidora de miudezas, na loja de calçados multimarcas e, hoje, na Sapatinho de Luxo. Uma parte considerável do time da SDL está conosco desde o início. São pessoas que acreditaram naquele projeto, que levantaram as fundações conosco e que levam essa marca, hoje, como se fossem delas mesmas. São parte vital do organismo da empresa, e eu faço questão de dar a elas o valor que elas têm. Elas confiaram em mim quando eu não tinha muito a oferecer, apenas unidos pelo mesmo propósito.
Como essa coluna é sobre empreendedorismo e sei que, às vezes, posso soar um sonhador e até romântico, finalizo com sugestão mais pé no chão: valorize quem sempre esteve com você, mas tenha sabedoria para entender quando seus objetivos não são mais os mesmos. Tudo continua ou finda no propósito e quando esse ponto não está mais alinhado, talvez seja hora da caminhada seguir outro rumo.
