Companhia teatral Garagem completa cinco anos de atividades no Amazonas

Produções teatrais, oficinas virtuais, documentários, um pacote completo para comemorar os cinco anos da companhia teatral Grupo Garagem (Reprodução/Rodrigo Ribeiro)

Mencius Melo – Da Revista Cenarium

MANAUS – O Grupo Garagem completa cinco anos em 2020. Para comemorar, a trupe teatral montou um calendário de eventos com oficinas, curta-metragem e exibições online e presenciais. Para abrir a agenda, a peça o ‘Jogo do Bicho’ será apresentada no Teatro da Instalação, sábado, a partir das 19h30. O Teatro fica na Rua Frei José dos Inocentes, Centro. A entrada é gratuita.

Espetáculos presenciais e virtuais estão na agenda de comemoração do Garagem (Reprodução/Rodrigo Ribeiro)

Intitulado ‘Garagem 5 Anos’, o projeto comemorativo foi contemplado pelo Prêmio Manaus de Conexões Culturais, da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult). Também leva assinatura da Lei Aldir Blanc, cuja finalidade é apoiar o setor artístico nacional face a pandemia. Também tem apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC).

PUBLICIDADE

De acordo com produtor-executivo do Garagem, Gleidstone Melo, a conjuntura forçou um novo olhar “Agora, com os editais, vimos a possibilidade de fazer essas reapresentações e sempre tivemos o desejo de gravar os espetáculos para disponibilizá-los on-line. Foi uma possibilidade que a gente encontrou ainda mais nesse tempo em que estamos vivendo”, ponderou.

Cinco anos de estrada

Em cinco anos de existência, o Grupo Garagem produziu e ajudou a construir a recente cena teatral amazonense.  Ao todo foram sete espetáculos, uma revista eletrônica, uma série documental, um curta-metragem e outras ações culturais. Material produzido pela companhia que mostra que mesmo com grandes dificuldades, o teatro no Amazonas segue produzindo e alimentando plateias.

Além das peças, o Grupo Garagem preparou programação de oficinas virtuais para o público que prefere ver em casa (Reprodução/Rodrigo Ribeiro)

Para dezembro, as peças “Quando Encontramos Sonhos Perdidos nas Roupas que Costuramos”, “Ainda Bem que Não Tivemos Filhos” e “Jogo do Bicho” serão apresentadas presencialmente. As produções seguem as orientações sanitárias da OMS, com retirada de ingresso no site: www.grupogaragem.com

Virtualmente serão disponibilizadas no canal do YouTube do grupo o curta “Senti Um Vazio”. Serão ministradas as oficinas “Do Texto à Cena: Curso de Dramaturgia para o Texto”, com Pricilla Conserva, “Primeiro Passo Cenográfico”, com Frank Kitzinger e “Produção Teatral: Criando um Projeto do Início”, com Gleidstone Melo.  

Sobre o Garagem

O Grupo Garagem é um coletivo de criação formado por seis artistas da cidade de Manaus. São eles: Andreza Afro Amazônica, Frank Kitzinger, Gleidstone Melo, Janaina Siqueira, Lu Maya e Pricilla Conserva. O grupo tem como objetivo pesquisar as diversas linguagens artísticas. Com propriedade já produziu amplo fazer teatral.

O Grupo Garagem é formado por seis artistas manauaras e, junto a outras companhias, ajuda a manter acesa a chama do teatro no Amazonas (Reprodução/Rodrigo Ribeiro)

Possui em seu repertório os espetáculos: “Eles Falam da Gente”, “Acontece, acontece ou acontecerá”, “Senti um Vazio”, “Quando encontramos sonhos perdidos nas roupas que costuramos”, “Ainda bem que não tivemos filhos” e “Jogo do Bicho”. Além disso, desenvolve a revista eletrônica Arte Documenta.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.