Complexo Hospitalar Sul aumenta em 60% média diária de cirurgias no AM


06 de janeiro de 2025
Complexo Hospitalar Sul aumenta em 60% média diária de cirurgias no AM
Fachada do Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto (Reprodução/SES-AM)

MANAUS (AM) – O Complexo Hospitalar Sul, que engloba o Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto e a Maternidade Dona Lindu, em Manaus, aumentou em 60% a média diária de procedimentos cirúrgicos em geral, no primeiro mês de implementação do novo modelo de gestão, segundo balanço apresentado pelo Governo do Amazonas nesta segunda-feira, 6. O número de cirurgias ortopédicas subiu 200%.

“Para vocês terem uma ideia, antes eram realizadas, em média, 15 cirurgias gerais por dia. Hoje, essa média subiu para 24. No caso das cirurgias ortopédicas, a média era de cinco por dia e agora chega a 15. Antes, um paciente permanecia entre 20 e 30 dias no hospital, tomando antibióticos ou analgésicos enquanto aguardava por um procedimento cirúrgico. Hoje, esse tempo não ultrapassa uma semana. Já nos casos de emergência, os pacientes são operados em até 24 horas”, ressaltou o governador do Amazonas, Wilson Lima.

Entre as mudanças no 28 de Agosto está a ampliação do funcionamento dos centros cirúrgicos, que agora operam diariamente, 24 horas, inclusive aos feriados, enquanto antes funcionavam de segunda a sexta-feira. Além disso, a Maternidade Dona Lindu passou a oferecer novos serviços.

Coletivo de apresentação do balanço de atendimento no Complexo Hospitalar Sul (Alex Pazuello/Secom)

“Ampliamos o número de instrumentadores cirúrgicos e aumentamos a realização de exames de risco cirúrgico, que antes se limitavam a apenas dez por dia. Agora, são feitos quantos forem necessários. Na Maternidade Dona Lindu, implementamos cirurgias ginecológicas, houve um aumento de 40% no número de partos normais e reforçamos a equipe com mais profissionais, incluindo 51 especialistas em obstetrícia e 15 enfermeiros intensivistas”, disse o chefe do Executivo estadual.

Wilson Lima também destacou que, desde o início da nova gestão, já foram contratados 639 funcionários. Além disso, os pagamentos de fornecedores e prestadores de serviço do hospital foram regularizados. Entre as melhorias realizadas estão a instalação de nova iluminação na área externa, o recapeamento do asfalto do estacionamento e outras intervenções.

Balanço das operação no Natal e Réveillon

Durante a coletiva, também foram apresentados os atendimentos realizados nos principais hospitais e pronto-socorros de Manaus durante o Natal e o Réveillon. Entre os dias 24 e 25 de dezembro, além de 31 de dezembro a 1º de janeiro, houve uma redução de 66,7% nos acidentes com vítimas fatais e de 28,5% nos acidentes sem vítimas fatais.

“Isso gerou um impacto significativo na nossa rede de saúde, especialmente nos principais pronto-socorros da cidade: 28 de Agosto, João Lúcio e Platão Araújo. Houve uma redução de 37% no número de pessoas que procuraram essas unidades nesse período. Em 2023, foram 2.240 atendimentos, enquanto em 2024 esse número caiu para 1.400. O destaque foi para o Hospital Platão Araújo, onde, em 2023, 820 pessoas buscaram atendimento, e em 2024, o total foi de 369, representando uma redução de 55%”, esclareceu Wilson Lima.

Leia mais: Mortalidade materna no Amazonas atinge menor índice em dez anos
Editado por Adrisa De Góes

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.