Complexo poliesportivo é inaugurado em cidade mais indígena do Brasil
Por: Lucas Thiago
31 de maio de 2025
MANAUS (AM) – São Gabriel da Cachoeira (AM), município mais indígena do Brasil localizado a 852 quilômetros de Manaus, recebeu nesta sexta-feira, 30, a entrega do Complexo Esportivo Joás Rodrigues da Silva, contemplado com quadras e campo de futebol. A prefeitura da cidade homenageou esportistas indígenas locais, dando nomes a cada espaço.
Entre os homenageados estão: Emmanuel Carlos Matos, que teve o nome colocado na quadra de areia municipal, Kelvin Miquéias de Souza (quadra de futsal) e Fábio de Lima Batista (campo de futebol e arena esportiva). O deputado estadual e presidente da Federação Amazonense de Futebol (FAF), Ednailson Rozenha, participou da cerimônia de entrega.
Nas redes socias, amigos e familiares dos homenageados parabenizaram a atitude da gestão municipal e comentaram sobres os esportista que já nos deixaram. “Bela homenagem aos nobres amigos desportistas que infelizmente nos deixaram fisicamente porém estão vivos em nossa memória”, disse Jussie dos Santos.
Em outra citação aos homenageados, a professora Osiany Cunha, prima de Joás Rodrigues, nome dado ao complexo, afirma que “Mocotó”, como era conhecido, foi morto de forma prematura e injusta. “Meu querido primo Mocotó, que teve sua vida ceifada de forma covarde, deixou um imenso vazio em nossos corações“, declarou. Veja comentários:

Cidade mais indígena
São Gabriel da Cachoeira é que o município concentra o maior percentual de indígenas do Brasil, com mais de 98% da população pertencente a uma das 23 etnias catalogadas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Também é uma cidade da calha do Alto Rio Negro que faz fronteira com a Venezuela e Colômbia, ou seja, uma região de fronteira.
A cidade de quase 50 mil habitantes, banhada por rios e cercada por densa floresta que tem o indígena como seu principal morador. Nove entre dez pessoas de São Gabriel da Cachoeira pertencem a esse grupo étnico.