Participe do nosso grupo no Whatsapp Participe do nosso grupo no Telegram
29 de janeiro de 2022
Ainda não é assinante
Cenarium? Assine já!
ASSINE

Com informações da assessoria

MANAUS – Nos dias 19, 21 e 23 de abril será realizado, de forma online e gratuita, o “1º Encontro de Jornalismo: novos rumos e futuro da profissão na era digital”, que visa promover uma reflexão sobre as mudanças recentes e como elas estão impactando o presente e vão moldar o futuro da profissão. O evento tem o objetivo de comemorar o Dia do Jornalista, celebrado em 7 de abril, com uma série de debates acerca da cobertura jornalística na pandemia, oportunidades de renovação e inovação com o crescimento exponencial do online e cases de empreendedorismo.

Organizado pelas jornalistas Juci Melo, CEO da agência Ekoa Mais Marketing Digital, que assina essa iniciativa; Cinthia Guimarães, especialista em economia e assessora de comunicação; Anny Girão, assessora de comunicação e relações públicas, e Raquel Maciel, jornalista com especialização em Mídias Sociais, o grupo convidou profissionais com diferentes áreas de atuação para compartilharem suas perspectivas para jornalistas, estudantes e comunicadores em geral.

“Há muito o que se pensar a respeito do Jornalismo, do presente e do futuro: a crise dos meios de comunicação que dura mais de duas décadas, o enxugamento das redações, a desvalorização profissional, o papel social e ético ao se produzir notícias, o impacto do imediatismo na qualidade das informações veiculadas, o crescimento das notícias falsas (fake news), a consolidação das mídias sociais e dos canais digitais e as próprias mudanças sociais e econômicas nesse momento atual aprofundadas pela crise do novo coronavírus”, comenta Juci Melo, uma das organizadoras do evento. “É nesse cenário que queremos trazer a discussão sobre a importância do jornalista e seu trabalho social, mas também a diferenciação do trabalho de um jornalista profissional”, complementa.

No debate, serão abordados temas relacionados aos novos rumos e futuro da profissão digital. (Divulgação/Ekoa Jornalismo)

As áreas de atuação do profissional de comunicação social foram ampliadas e as novas tecnologias estão possibilitando uma visão empreendedora da profissão. “Percebo que atualmente a meta do profissional vai além da estabilidade salarial, eles estão direcionando suas forças para atividades que promovam uma carreira de sucesso equilibrando valores éticos, morais e sociais, alinhados aos seus propósitos de vida”, disse Anny Girão.

No primeiro de três dias de atividades o tema será Jornalismo e Pandemia: o papel do jornalista na cobertura da crise e os jornalistas manauaras de diferentes tipos de mídia vão compartilhar suas experiências com o fato. O segundo dia abordará as Tendências e Futuro do Jornalismo na Era Digital e o último encontro será dedicado ao Empreendedorismo no Jornalismo: cases e oportunidades.

Oportunidades de inovação e cases de empreendedorismo também serão pauta do encontro. (Divulgação/Ekoa Jornalismo)

Os palestrantes regionais e nacionais que estarão no evento: Beatriz Prates, diretora-geral do Canal MyNews; Conrado Corsalette, cofundador e editor-chefe do Nexo Jornal; Elaíze Farias, cofundadora da Agência Amazônia Real; Larissa Veloso, CEO da Bravery Digital Marketing; Liege Albuquerque, jornalista e professora universitária e escritora; Meike Farias, repórter da Rede Amazônica; Paula Litaiff, diretora-executiva da Revista Cenarium; Raphael Alves, fotojornalista e colaborador freelancer da Agência Espanhola EFE, Rosiene Carvalho, colunista da Rádio Band News Difusora; e Wilson Reis, presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Amazonas.

Mais informações e inscrições podem ser obtidas pelo site. O evento conta com o apoio institucional do Sindicato dos Jornalistas do Estado do Amazonas (SJP/AM).