Comunidade indígena da zona rural de Manaus recebe urna para ‘treinar’ votação
29 de novembro de 2020

Com informações do G1
MANAUS – A comunidade indígena Cipiá, na zona rural de Manaus, recebeu uma urna para que os índios pudessem treinar o voto deste domingo, quando ocorre o segundo turno das eleições 2020. No local, distante quase duas horas de lancha da capital, vivem 48 indígenas de cinco etnias.
As urnas eletrônicas para a Zona Rural começaram a ser distribuídas na quinta-feira, 26, e o processo terminou neste sábado, 28.
Uma cabine com a urna eletrônica foi montada para orientar os indígenas sobre como votar na pandemia. Há também recomendações sobre os cuidados para evitar a Covid-19.
A aldeia Cipiá não tem nem 50 moradores, então não pode ser ponto de votação. Para votar, os índios vão levar uma hora de canoa até a comunidade vizinha.
Terezinha Prado, indígena kubeua, disse que quase todos na aldeia foram infectados, mas conseguiram se curar. Ela faz questão de usar a máscara.
Apesar de dificuldades para chegar à Zona Rural, o treino para a votação precisa ser feito, segundo o coordenador de transporte das urnas, Osmarino Rodrigues.