Comunidade indígena da zona rural de Manaus recebe urna para ‘treinar’ votação


29 de novembro de 2020
Comunidade indígena da zona rural de Manaus recebe urna para ‘treinar’ votação
Indígena treina voto na Zona Rural de Manaus (Foto: Reprodução)

Com informações do G1

MANAUS – A comunidade indígena Cipiá, na zona rural de Manaus, recebeu uma urna para que os índios pudessem treinar o voto deste domingo, quando ocorre o segundo turno das eleições 2020. No local, distante quase duas horas de lancha da capital, vivem 48 indígenas de cinco etnias.

As urnas eletrônicas para a Zona Rural começaram a ser distribuídas na quinta-feira, 26, e o processo terminou neste sábado, 28.

Uma cabine com a urna eletrônica foi montada para orientar os indígenas sobre como votar na pandemia. Há também recomendações sobre os cuidados para evitar a Covid-19.

A aldeia Cipiá não tem nem 50 moradores, então não pode ser ponto de votação. Para votar, os índios vão levar uma hora de canoa até a comunidade vizinha.

Terezinha Prado, indígena kubeua, disse que quase todos na aldeia foram infectados, mas conseguiram se curar. Ela faz questão de usar a máscara.

Apesar de dificuldades para chegar à Zona Rural, o treino para a votação precisa ser feito, segundo o coordenador de transporte das urnas, Osmarino Rodrigues.

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.