Comunidade protesta contra bloqueio de via por empresa de navegação em Belém


Por: Fabyo Cruz

16 de outubro de 2024
Comunidade protesta contra bloqueio de via por empresa de navegação em Belém
Comunidade protesta contra bloqueio de via por empresa de navegação em Belém (Reprodução/Redes sociais)

BELÉM (PA) – Moradores da comunidade Vila da Barca, localizada no bairro do Telégrafo, em Belém, protestaram nesta quarta-feira, 16, contra a empresa Arapari Navegação, que bloqueou a passagem Praiana com contêineres e tanques de combustível de navios. A via, que fica entre um campo e um prédio abandonado há mais de 20 anos – ambos de propriedade da empresa –, é o principal acesso para a comunidade, conhecida por ser uma das maiores comunidades em palafitas da América Latina.

O acesso foi obstruído sob a justificativa de que a área pertencia à empresa. No entanto, a mobilização dos moradores resultou em um protesto que ocorreu durante toda a manhã e começo da tarde de quarta-feira, 16, forçando negociações entre a comunidade, a empresa e as autoridades municipais.

“Nosso objetivo sempre foi garantir o acesso da comunidade”, afirmou Suane Barreirinhas, educadora popular e moradora da Vila da Barca. Durante o protesto, moradores bloquearam a entrada do terreno da empresa para pressionar pela liberação da via. O movimento interrompeu o tráfego de caminhões da empresa, o que aumentou a urgência das negociações.

Uma reunião foi realizada com representantes da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) e da Arapari Navegação na tarde desta quarta-feira, 15, onde um acordo foi alcançado. A Prefeitura de Belém informou, em nota enviada à CENARIUM, que a desobstrução da via foi realizada de forma amigável. “Nenhuma empresa privada possui direitos sobre a área que abriga as obras do empreendimento Vila da Barca”, afirmou o comunicado.

A desobstrução garantiu que os moradores voltassem a utilizar a passagem Praiana, vital para a mobilidade dentro da comunidade. A Prefeitura informou ainda que a área está em processo de regularização fundiária e que está sendo trabalhada para dar segurança jurídica às famílias que ocupam o empreendimento e o entorno.

A Prefeitura reforçou que a obra da Vila da Barca, lançada em 2003, foi retomada pelo prefeito Edmilson Rodrigues (Psol) em 2021, após 16 anos de paralisação. A previsão é de que 130 unidades habitacionais sejam entregues ainda neste mês de outubro, beneficiando diretamente a comunidade que há décadas convive com a precariedade da infraestrutura local.

Leia mais: Despejo de famílias em Belém expõe negligência do Estado com direito à moradia
Editado por Jadson Lima

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.