Concultura divulga resultado da 10ª edição dos prêmios literários ‘Cidade de Manaus’

O resultado será divulgado no Diário Oficial do Município (Reprodução/Internet)
Da Cenarium

MANAUS – Os escritores que concorreram na 10ª edição dos Prêmios Literários ‘Cidade de Manaus’, podem acessar, nesta sexta-feira, 17, a lista dos vencedores das categorias. De acordo com Conselho Municipal de Cultura (Concultura), neste ano houve um recorde no número de participantes inscritos e o resultado será divulgado no Diário Oficial do Município (DOM).

A inscrição para os prêmios encerraram no dia 24 de junho e foram voltadas para escritores brasileiros que possuiam obras literárias inéditas. Ao todo, foram 20 categorias, divididas em nacionais e regionais, que devem contemplar as diversas expressões literárias. Os prêmios variaram de R$ 3 mil a R$ 5 mil

De acordo com o presidente do Concultura, Tenório Telles, prêmios como este têm o propósito de manter viva a tradição da palavra escrita. “Isso mantém a tradição da palavra escrita, da criação literária, da possibilidade de termos obras novas, de estimular o surgimento de novos escritores”, observa Tenório.

PUBLICIDADE

Categorias

Conforme o Decreto nº 4.603/19: Os prêmios nacionais contemplam as seguintes categorias e denominações- Prêmio Álvaro Maia, destinado ao melhor romance ou novela; Arthur Engrácio, de contos; Violeta Branca Menescal, de poesia; Péricles Moraes, de crônicas; Aldemar Bonates, texto teatral para adultos; Álvaro Braga, de teatro infantil;

Assim como Samuel Benchimol, para ensaio socioeconômico; Mario Ypiranga Monteiro, ensaio sobre tradições populares (folclore); Arthur Reis, ensaio histórico; Luiz Ruas, ensaio sobre literatura (letras); Cosme Alves Neto, ensaio sobre cinema; Áureo Nonato, de memória; Clóvis Barbosa, ao melhor texto de jornalismo literário; e Prêmio Alfredo Fernandes, destinado ao melhor texto de literatura infantil.

Os prêmios regionais contemplam as seguintes categorias e denominações, conforme o Decreto nº 4.603/19: Prêmio Álvaro Maia, destinado ao melhor romance ou novela; Arthur Engrácio, de contos; Violeta Branca Menescal, de poesia; Mario Ypiranga Monteiro, ensaio sobre tradições populares (folclore); Áureo Nonato, de memória; e Prêmio Alfredo Fernandes, destinado ao melhor texto de literatura infantil.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.