Condenada pelo STF, Carla Zambelli é presa na Itália
Por: Jadson Lima
29 de julho de 2025
MANAUS (AM) – A deputada federal licenciada Carla Zambelli (PL-SP) foi presa nesta terça-feira, 29, em Roma, na Itália. A informação é do Ministério da Justiça e Segurança Pública do Brasil (MJSP). A parlamentar do partido do ex-presidente Jair Bolsonaro (2019-2022) foi condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a dez anos de prisão em regime fechado pelos crimes de falsidade ideológica e invasão do sistema de informática do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Veja mandado de prisão:

Em nota à imprensa, o MJSP informou que a prisão ocorreu na tarde desta terça-feira, e foi realizada em uma ação conjunta da Polícia Federal (PF), da Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol) e de agências da Itália. De acordo com as autoridades brasileiras, a deputada vai ser submetida a um processo de extradição.
“A medida é resultado de cooperação policial internacional entre a Polícia Federal, a Interpol e agências da Itália. A presa era procurada por crimes praticados no Brasil e será submetida ao processo de extradição, conforme os trâmites previstos na legislação italiana e nos acordos internacionais dos quais o Brasil é signatário”, diz trecho do comunicado.
Fuga do Brasil
A parlamentar anunciou, em 3 de junho deste ano, que tinha deixado o Brasil. Em entrevista a um canal bolsonarista, ela afirmou que estava na Europa, onde, segundo disse, tem cidadania de um país do continente. Durante a conversa, ela ainda atacou as urnas eletrônicas e o STF.
“Queria anunciar que estou fora do Brasil, já faz alguns dias, vim à princípio buscar tratamento médico, que já fazia aqui, e agora vou pedir inclusive para que eu possa me afastar do cargo. Tem essa possibilidade na Constituição. Acho que as pessoas conhecem um pouco mais disso hoje em dia, é o que o Eduardo [Bolsonaro] fez também”, disse.