Conferência no AM propõe ações contra violência a pessoas LGBT+


Por: Cenarium*

16 de julho de 2025
Conferência no AM propõe ações contra violência a pessoas LGBT+
A conferência tem como tema “Construindo a Política Nacional dos Direitos das Pessoas LGBT+ – Amazonas pela Diversidade” (Reprodução/Sejusc-AM)

MANAUS (AM) – O respeito às diversidades e as políticas públicas para pessoas LGBT+ estão em pauta na 4ª Conferência Estadual dos Direitos das Pessoas LGBT+, que teve início nessa segunda-feira, 14, e segue até essa terça-feira, 15. A conferência tem como tema “Construindo a Política Nacional dos Direitos das Pessoas LGBT+ – Amazonas pela Diversidade”.

A conferência tem o objetivo de propor e avaliar diretrizes para políticas públicas de enfrentamento à violência e discriminação contra a população LGBT+ no Amazonas. Mais de 120 participantes acompanham e discutem os eixos temáticos, durante toda esta terça-feira, na Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (EST/UEA).

A conferência foi dividida em eixos temáticos, como enfrentamento à violência; trabalho e geração de renda; institucionalização de política nacional, dentre outros. O evento é uma ação coordenada pela Gerência de Diversidade e Gênero da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), com apoio de diversos órgãos e movimentos sociais.

O presidente do Conselho Estadual de Combate à Discriminação LGBT (Cecod), gerente de Diversidade e Gênero, Miguel Amorim, pontua que a conferência é um momento de diálogo, de participação social, visando elaborar propostas pertinentes para levar para a 4ª Conferência Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, que vai acontecer no mês de outubro, em Brasília.

Essa relação que a Sejusc criou, juntamente com o Conselho LGBT, é muito importante, porque é esse momento que representa o poder público e a sociedade civil pensarem juntos na implementação de políticas públicas voltadas para a população LGBT. Aqui temos vozes de vários municípios do interior do Amazonas, ouvindo, entendendo e buscando alcançar outros municípios”, avaliou o presidente do Cecod.

Cecod

Criado em 2017, o Cecod é composto por representantes do poder público e da sociedade civil, e tem como missão promover e garantir os direitos da população LGBT+ no estado, atuando ativamente na formulação e fiscalização de políticas públicas voltadas para o enfrentamento da discriminação e da violência. Além disso, busca fomentar a inclusão social e a igualdade de direitos.

Entre as principais atribuições, destaca-se a proposição de políticas públicas, o acompanhamento da implementação de leis e normas de proteção aos direitos LGBT+ e a realização de campanhas educativas para sensibilizar a sociedade sobre a importância do respeito à diversidade.

Leia também: Mulher LGBT+ é agredida e esfaqueada em frente a bar no interior do Amazonas
(*) Com informações da Sejusc

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.