8 de março de 2021

Gabriel Abreu – Da Revista Cenarium

MANAUS – Começou nesta sexta-feira, 29, a vacinação de idosos contra a Covid-19, em Manaus, pelo grupo de pessoas com 80 anos ou mais. O atendimento é feito em cinco postos fixos de vacinação e também pela modalidade drive-thru, visando evitar a formação de filas, aglomerações e riscos à saúde dos idosos.

Em um dos postos, no estacionamento da Universidade Paulista (Unip), na Zona Sul, a fila de carros era quilométrica e chegava até a rotatória do Eldorado, na mesma zona.

Durante as primeiras horas da manhã, uma fila de carro se formou na Avenida Mário Ypiranga (Ricardo Oliveira/ Revista Cenarium)

Uma das imunizadas nesta manhã foi a aposentada Maria da Conceição, de 88 anos. Ela chegou a pé, acompanhada da filha e precisou se resguardar durante 11 meses no sítio da família para não ter contato com familiares, por conta do contágio da doença que agrava em idosos que possuem comorbidades.

“Pra mim é um alívio tomar essa vacina, graças a Deus chegou esse momento. Fiquei no sítio e não saía para nenhum lugar, só ficava na varanda da minha casa. Se Deus quiser dias melhores virão”, disse Maria emocionada por ter tomado a primeira dose.  

A aposentada Maria da Conceição tomou a primeira dose da vacina contra a Covid-19 (Ricardo Oliveira/ Revista Cenarium)

Para esta etapa da imunização, foi destinado um total de 50.398 doses da vacina AstraZeneca/Oxford, que será aplicada em duas doses, com intervalo entre oito e 12 semanas. O número é suficiente para cobrir 100% dos idosos com 80 anos e mais, 100% dos idosos com idade entre 75 e 79 anos, e 37% dos idosos entre 70 e 74 anos de idade, no município.

A vacinação acontece no horário de 9h às 16h, em cinco locais espalhados pelas diferentes zonas da cidade. Esses locais foram estruturados para funcionar tanto como drive-thru, para as pessoas que podem se locomover usando transporte próprio, quanto como postos fixos, para quem se desloca a pé ou utiliza o transporte coletivo.

Confira os locais:

Confira os locais de vacinação em todas as zonas da capital (Guilherme Oliveira/ Revista Cenarium)

Calendário

O cronograma utilizado para a oferta das doses é baseado na idade e no mês de nascimento dos idosos. A primeira semana de vacinação, entre os dias 29 de janeiro e 3 de fevereiro, é voltada para a população com 80 anos e mais. Na segunda semana, entre 4 e 9 de fevereiro, serão contemplados os idosos entre 75 e 79 anos de idade. Na terceira semana (de 10 a 15), será a vez do público entre 70 e 74 anos.

A programação contempla os idosos que buscam a primeira dose no dia correspondente ao seu mês de nascimento. Na primeira semana, os nascidos em janeiro e fevereiro serão vacinados na sexta-feira, 29; os nascidos entre março e abril, no sábado, 30; os nascidos entre maio e junho, no domingo, 31; os nascidos em julho e agosto, na segunda-feira, 1º de fevereiro; os nascidos entre setembro e outubro, na terça, 2; e os nascidos entre novembro e dezembro, na quarta, 3.

Calendário da primeira semana de vacinação contra a Covid-19 em Manaus (Guilherme Oliveira/ Revista Cenarium)

Acamados

No caso dos idosos acamados, eles receberão a imunização em casa. A vacinação desse grupo começa na próxima segunda-feira, 1º de fevereiro. O agendamento vai ser feito pela Semsa, por contato telefônico, a partir do banco de dados já existente de campanhas de imunização anteriores. Para atualização dos dados e cadastramento de novos idosos, a família do idoso deverá entrar em contato com a secretaria, pelo número 0800 280 8 280.

Os idosos com sintomas gripais ou algum outro processo de adoecimento não poderão receber a vacina. Eles serão vacinados posteriormente. Os que tiveram Covid-19 só podem ser vacinados 30 dias após o período da doença.