Congresso da Abraji celebra 20 anos com debates sobre COP30 e proteção a jornalistas
Por: Lucas Thiago
09 de julho de 2025
MANAUS (AM) – Inicia nesta quinta-feira, 10, e vai até domingo, 13, a 20ª edição do Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), em São Paulo. O evento marca os 20 anos da instituição e será realizado no campus Álvaro Alvim da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), no bairro Vila Mariana, na capital paulista.
A presidente da Abraji, Katia Brembatti, destacou que a realização do congresso é motivo de celebração, mas também de renovação de compromissos com a categoria. “Chegamos ao nosso vigésimo congresso com muito fôlego, organizando um evento que vai reunir jornalistas e estudantes do País em torno de pautas importantes, como a crise climática e a COP30, e de temas cruciais do nosso trabalho, como a defesa da liberdade de imprensa”, afirmou.
Katia também lembrou o papel da Abraji na valorização da trajetória de grandes nomes do jornalismo brasileiro, homenageados ao longo dos anos nos congressos anteriores.”Queremos aproveitar essa data para lembrar todos os grandes nomes do jornalismo brasileiro que foram homenageados pela Abraji ao longo desses anos“, destacou Brembatti.

A representante ressaltou ainda o engajamento da entidade com causas como diversidade, representatividade e inclusão, aspectos que considera fundamentais em um país de dimensões continentais como o Brasil. “Queremos aproveitar essa data para lembrar todos os grandes nomes do jornalismo brasileiro que foram homenageados pela Abraji ao longo desses anos. Temos abraçado também a luta pela diversidade, representatividade e inclusão, mais relevante ainda em um país com dimensões continentais como o nosso”, destaca a presidente da Abraji.
Programação
Com duração de quatro dias, o congresso reunirá jornalistas, pesquisadores e estudantes em debates sobre temas como a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), a violência contra profissionais da imprensa, o uso da Inteligência Artificial (IA) no jornalismo e fraudes previdenciárias.
Um dos destaques da programação será a participação do ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, que será sabatinado na sexta-feira, 11, às 9h30, sobre as cobranças indevidas nos contracheques de aposentados e pensionistas, feitas por associações e empresas, em um caso que ficou conhecido como “escândalo do INSS”.

Durante o evento, especialistas e profissionais da imprensa com atuação nas áreas de tecnologia, meio ambiente e jornalismo local vão aprofundar debates sobre democracia, sustentabilidade, inovação, empreendedorismo e outros temas relevantes. A programação prevê atividades presenciais, online e híbridas, com palestras, oficinas e cursos realizados das 9h às 18h.
Marina Silva
A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, também participará do 20º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji. Ela será sabatinada na sexta-feira pelas jornalistas Molly Peterson – especialista em clima e meio ambiente –, Catarina Barbosa – amazônida e diretora da Abraji – e Thais Bilenky – do podcast A Hora, do UOL.
A entrevista abordará as expectativas para a COP30, o papel do Brasil na diplomacia ambiental e os desafios de conciliar preservação ambiental e desenvolvimento econômico. Também estarão em pauta temas como transparência, pressão internacional e a atuação da imprensa na cobertura das políticas climáticas.
Além das oficinas, a programação inclui um painel dinâmico com a apresentação de projetos jornalísticos baseados em dados, conduzido por profissionais do Brasil e do exterior. Um dos destaques será a participação da jornalista e produtora executiva da rede Al Jazeera, Laila Al-Arian, que será entrevistada sobre o papel da imprensa na cobertura de genocídios e crimes contra a humanidade.
Uma das mesas de debate vai discutir as transformações do jornalismo investigativo nas últimas duas décadas e as perspectivas para o futuro da área com o avanço da Inteligência Artificial. A palestra será conduzida pela presidente da Abraji, a jornalista e editora do Estadão, Katia Brembatti, que também abordará os impactos da crise climática nas pautas jornalísticas e os desafios impostos pela ascensão de líderes autocráticos no mundo.
Abraji
Fundada há 20 anos, a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo tem como missão aprimorar a prática do jornalismo investigativo no Brasil, promover a transparência nos negócios públicos e defender o acesso à informação e a liberdade de imprensa. A entidade também atua no fomento à participação cidadã e na difusão de técnicas de apuração e reportagem.
