Participe do nosso grupo no Whatsapp Participe do nosso grupo no Telegram
25 de julho de 2021
Ainda não é assinante
Cenarium? Assine já!
ASSINE
image/svg+xml

Priscilla Peixoto – Da Revista Cenarium

MANAUS – Sabemos que a fé e a busca pelo divino fazem parte da realidade humana. A crença no sobrenatural, nas simpatias e ritos para solucionar problemas e alcançar graças são práticas que a maioria já recorreu ao menos uma vez na vida.

Seja para conquistar um emprego, passar em uma prova, curar uma doença ou até mesmo arranjar um namorado ou marido. Nesse dois últimos desejos, há quem recorra ao mais popular dos santos, o Santo Antônio. Conhecido como o “Santo Casamenteiro”, neste dia 13 de junho (data voltada para celebrá-lo), devotos e não devotos que almejam um relacionamento recorrem às simpatias ligadas ao santo dos enamorados.

Para celebrar o dia do “santo casamenteiro” e dos “achados e perdidos”, a CENARIUM listou algumas das simpatias mais populares realizadas por aqueles que desejam ter uma “forcinha” do santo para solucionar questões amorosas.

Simpatias para arranjar um namorado

Sete rosas

No Dia de Santo Antônio coloque sete rosas vermelhas dentro de um vaso posicionado em frente a uma imagem do santo casamenteiro. Em seguida, reze para ele pedindo um novo amor e, assim que secarem as pétalas das rosas, leve-as para uma igreja onde acontecem muitos casamentos. Deixe as pétalas no lugar e reforce seu pedido.

Geladeira

Uma das mais conhecidas, essa simpatia consiste em pedir ao santo com os olhos fixos na imagem, para que ele lhe ajude a trazer um novo amor e sem demoras e, enquanto não lhe trouxer um namorado, vai ficar na geladeira. Deixe a imagem no congelador, até seu desejo ser realizado e não esqueça de tirar o santo do gelo.

13 de junho, Dia de Santo Antônio (Reprodução/Internet)

De cabeça para baixo

Assim como a da geladeira, essa talvez seja a mais conhecida. Faça seu pedido e coloque o Santo Antônio de ponta-cabeça dentro de um copo com água ou cachaça. Diga para o santo que ele só será “desafogado” e colocado na posição certa quando um novo amor chegar em sua vida.

Simpatia para trazer o ex de volta

Para quem deseja reatar com o ex, pode recorrer a simpatia das sete fitas. Pegue sete fitas coloridas e amarre todas elas no Santo Antônio em seguida, o coloque de cabeça para baixo bem guardado dentro do guarda-roupa, antes de fechar a porta, avise-o que ele só sairá dali quando a pessoa amada estiver com você de novo. Mas pensa bem, vale a pena mesmo pedir intercessão por essa volta?

Para casar logo

Em um lenço branco limpo, borde as iniciais do seu nome e o nome da pessoa amada usando uma linha vermelha. Após bordar as iniciais, dobre o lenço com um raminho de arruda, e coloque no pé da imagem de Santo Antônio, por 21 dias, em seguida e discretamente carregue o lenço sempre com você até conseguir o pedido.

Há também os que recorrem às orações ao santo para respostas rápidas. O chamado Responsório de Santo Antônio, criado ainda na Idade Média pela piedade e devoção popular, se tornou conhecido e bastante difundido entre os fiéis do santo. Esta e outras outras orações voltadas ao santo, pode ser encontradas nas páginas oficiais das igrejas e conventos na Internet ou em livros que fale sobre a vida do frade que virou santo.

Responsório de Santo Antônio

Se milagres desejais,
Recorrei a Santo Antônio;
Vereis fugir o demônio
E as tentações infernais.
Recupera-se o perdido,
Rompe-se a dura prisão
E no auge do furacão
Cede o mar embravecido.
Todos os males humanos
Se moderam, se retiram,
Digam-no aqueles que o viram,
E digam-no os paduanos.
Repete-se: – Recupera-se o perdido…
Pela sua intercessão
Foge a peste, o erro, a morte,
O fraco torna-se forte
E torna-se o enfermo são.
Repete-se: – Recupera-se o perdido…
Glória ao Pai, e ao Filho e ao Espírito Santo
Repete-se: – Recupera-se o perdido…
V: Rogai por nós, bem-aventurado Antônio.
R: Para que sejamos dignos das promessas de Cristo

Fé, simpatias e suporte

As simpatias buscam, de certa forma, dar um alento e esperança para aquilo que pessoas desejam. Para o autor do livro “Acreditando em Mágica: A Psicologia da Superstição”, Stuat Vyse, as superstições e simpatias decorrem da necessidade de controle que o ser humano tem diante da vida, mesmo não tendo controle sobre o desejado, essas práticas dão uma certa sensação de conforto.

Para o Xɛ́byosɔnɔ̀n Alberto Jorge, uma das explicações para tanto sucesso em volta das simpatias é a necessidade de alimentar a esperança essencialmente importante para a vida do ser humano.

“Essa esperança muitas vezes se deposita no sagrado como uma forma de encontrar um lenitivo, uma força para solucionar aquilo que nossas condições e limitações enquanto ser humano não permitem ultrapassar. Por isso, os anos passam e essas tradições permanecem. Lembrando sempre que a fé é o elemento principal para qualquer sociedade. Se a gente acredita e deseja muito que algo aconteça, essa energia desprendida da psique humana é fundamental para que de fato aconteça”, explica Alberto.