Conheça cinco quadrinhos para celebrar ‘Dia do Orgulho Nerd’


25 de maio de 2023
Conheça cinco quadrinhos para celebrar ‘Dia do Orgulho Nerd’
Três das capas dos lançamentos que prometem fazer a alegria de fãs de boas tramas em histórias em quadrinhos (Arte/Samuelknf)
Mencius Melo – Da Revista Cenarium

MANAUS – O Dia do Orgulho Nerd é celebrado nesta quinta-feira, 25, sendo um evento universal que une diversificadas formas de arte e envolve a paixão de milhões de fãs pelo mundo. Entre as manifestações mais cultuadas estão filmes, séries, Histórias em Quadrinhos (HQs), livros, fanfics, jogos eletrônicos, RPG’s, entre outros. A REVISTA CENARIUM indica cinco obras das histórias em quadrinhos. São elas: “Blade Runner”, “Arca Negra”, “Kali”, “Maníaco de Nova York” e “Monstro Americano”.

As obras são assinadas pela editora Alta Geek e são clássicos. De acordo com o publicitário João Paulo Faria, fã do universo das HQs, os cinco livros são obras únicas e ele lista os preferidos. “Sou fã de Blade Runner porque é um clássico que une muito do que, hoje, a gente considera temas atuais, mas, na verdade, a temática abordada na trama é algo do final dos anos 1970 e início dos anos 1980 e o conto que deu origem é de 1968!”, declarou.

As capas de ‘Arca Negra’ e ‘Blade Runner’, dois HQs que apresentam tramas interessantes para um mesmo público (Arte/Samuelknf)

Ainda segundo o publicitário, temas como “inteligência artificial”, “rebelião de máquinas” e “gêneros” já faziam parte da obra de ficção científica levada às telas pelo diretor Ridley Scott, em 1982. “Blade Runner é pioneiro porque o tema da revolta de inteligência artificial contido nos personagens “replicantes” é um dos primeiros levados ao grande público, na trama que foi imortalizada pela atuação irrepressível dos atores Harrison Ford e Rutger Hauer”, comentou.

Daryl Hannah no papel da ‘Replicante’ punk na Los Angeles decadente de ‘Blade Runner’ (Reprodução/Warner Bros)

Arca negra

Outra obra de destaque para João Paulo é “Arca Negra”. No HQ, o mito de Noé e a famosa arca que ele construiu para salvar o mundo biológico, no relato bíblico, ganhou uma releitura, digamos, menos bio e mais sombria.

“Gosto desse trabalho porque os autores souberam refazer uma história clássica, que é a história bíblica do dilúvio, para contar o mito de uma forma diferente. Nessa arca não são salvos animais e sim seres sobrenaturais como vampiros, duendes, dragões, orcs. Enfim, é muito interessante”, destacou.

Para completar, João apontou um terceiro HQ que, segundo ele, também tem uma proposta atraente. “Destaco ‘Maníaco de Nova York’ como uma proposta que vale a pena ser conferida, apesar de não ser um profundo conhecedor desse universo. Mas toda a proposta que envolve serial killer, na história, tem chance de ser um trabalho magnético, que pode prender o leitor do início ao fim da trama”, observou.

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.