Conheça o tesouro que Mato Grosso não esconde com ecoturismo, cachoeiras e lagoas

Passeios incluem visita a lagos com cores incríveis. (Divulgação)

Malu Dacio – Da Revista Cenarium

MANAUS – O Mato Grosso é um verdadeiro tesouro do Brasil. O Estado é o único do País que reúne em seu território três biomas: Pantanal, Cerrado e Amazônia. Sendo também o 3º maior Estado brasileiro em extensão, há muito espaço para se conhecer e desbravar. São tantas características que a REVISTA CENARIUM listou três lugares em solo e na água que você precisa conhecer no Mato Grosso.

Chapada dos Guimarães

PUBLICIDADE

Nossa lista não poderia começar de outro jeito, que não fosse com a Chapada dos Guimarães. Um belíssimo lugar repleto de belezas naturais, rico em flora e fauna nativa. Não à toa, é um dos mais visitados no Estado. A 70 quilômetros de Cuiabá, a viagem já começa na estrada que reserva belas vistas em cerca de 1 hora de viagem.

Veja também: Da beleza natural e arquitetônica, Amapá esbanja cultura e mistérios milenares

O trajeto pode ser feito de carro e ônibus e o destino te reserva rios, grutas e cachoeiras de tirar o fôlego. O Parque Nacional que leva o nome do município que o abriga tem uma vasta opção de atividades ao ar livre. O local é um Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

Veja também: Conhecido por serras e montanhas, Roraima tem pontos turísticos com belezas naturais

Você não pode deixar de ir à chapada sem conhecer a cidade da pedra. São paredões naturais que chegam a mais de 300 metros de altura. Mas não se esqueça de contratar um guia. Não é possível adentrar no espaço desacompanhado.

Cidade das Pedras é destino para quem visita a Chapada. (Foto: Divulgação)

Cuiabá

Falando na capital do Mato Grosso, tudo no Estado se inicia a partir de sua cidade principal: Cuiabá. Uma das sedes da Copa do Mundo no Brasil, em 2014, conhecer a Arena Pantanal é algo que você não pode deixar de conhecer, caso seja fã de futebol.

Outro lugar para conhecer um pouco da cultura da região é o Museu do Morro da Caixa D’água, que possui exposições fotográficas que revelam como funcionava o antigo reservatório de água da cidade, dos séculos 19 e 20.

Fotos aéreas de Cuiabá. – Divulgação/Secom-MT

Pantanal… no Mato Grosso?

Apesar de possuir uma pequena porcentagem do bioma, se comparado ao Mato Grosso do Sul, é possível, sim, encontrar o Pantanal no Estado. No Pantanal norte, costuma-se chover bastante entre dezembro e fevereiro. Para quem gosta de pesca, há inúmeras opções de hotéis para o fim. Mas, para quem quer ver os animais da nossa ‘savana brasileira’, é bom apostar nos hotéis e empresas especializadas em ecoturismo.

Ao chegar em Cuiabá, você pode se dirigir de carro ou ônibus até Poconé e aproveitar dos muitos hotéis de ecoturismo. O ideal é visitar entre os meses de abril e setembro, quando carros de passeio trafegam normalmente.

Jacarés no Pantanal mato-grossense. – Foto por: Marcos Vergueiro/Secom-MT

Na água, peixe!

Para quem gosta da tranquilidade de uma boa pescaria, o Mato Grosso é uma opção excelente. O período de pesca no Estado inicia em fevereiro e recebe, anualmente, cerca de 90 mil pessoas para a prática do esporte. O Pantanal brasileiro é um dos principais destinos.

Apesar da pandemia, a Secretaria de Turismo do Estado confirma que o Mato Gross já reabriu todos os seus atrativos obedecendo os protocolos de biossegurança indicados pelo Ministério do Turismo para receber os turistas que desejam conhecer o Estado.

Temporada começa nesta segunda-feira. Foto: Rafaella Zanol – Secom – MT

Campo Novo do Parecis

A 400 quilômetros de Cuiabá, a cidade guarda uma surpresa que compensa a distância de seu acesso difícil. A Chapada dos Parecis surpreende e encanta por seus rios de águas verde-esmeralda, além das corredeiras.

O destino é também muito procurado por possuir um bom número de aldeias indígenas com passeios exclusivos para turistas. O período da seca é a melhor opção para se banhar nas águas cristalinas do chamado ‘Caribe Brasileiro’ nos meses de maio a junho.

O lugar é guardado por várias aldeias indígenas. Foto: Junior Silgueiro/Divulgação

Primavera do Leste – Lagoa Azul

Para chegar nessa bela lagoa é necessário deixar Cuiabá pela MT-251, passar pela Chapada dos Guimarães e ir até a cidade de Campo Verde. Há uma limitação de visitantes diárias: 40 pessoas. A lagoa fica dentro da Fazenda Onça-Pintada, um espaço privado. Partiu, Mato Grosso?

O espaço é ideal para mergulho e descanso. Foto: Reprodução
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.