Conselheiros do TCE-AM participam de congresso global anticorrupção


Por: Cenarium*

27 de março de 2025
Conselheiros do TCE-AM participam de congresso global anticorrupção
O 6º Congresso Internacional de Controle Público e Luta Contra a Corrupção foi realizado na Universidade de Salamanca, na Espanha (Divulgação)

MANAUS – A presidente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), conselheira Yara Amazônia Lins, e os conselheiros Júlio Pinheiro e Érico Desterro participam do 6º Congresso Internacional de Controle Público e Luta Contra a Corrupção, realizado na Universidade de Salamanca, na Espanha. O evento, que teve início na última segunda-feira, 24, e segue até sexta-feira, 28, reúne especialistas e autoridades para discutir os principais desafios e avanços na fiscalização dos fundos públicos.

Este congresso representa uma oportunidade fundamental para compartilharmos experiências e discutirmos novas estratégias no fortalecimento do controle dos recursos públicos. A troca de conhecimentos entre instituições de diversos países permite que avancemos na transparência e no combate à corrupção, promovendo uma gestão pública mais eficiente e responsável”, declarou a conselheira-presidente.

Durante o congresso, o coordenador-geral da Escola de Contas Públicas do Amazonas (ECP-AM), conselheiro Júlio Pinheiro, integrou a conferência master palestrando sobre a atuação do TCE-AM no monitoramento e controle das questões ambientais na Amazônia brasileira. O conselheiro, que também preside o Comitê do Meio Ambiente e Sustentabilidade do Instituto Rui Barbosa (IRB), destacou o papel da Corte de Contas na garantia da transparência e sustentabilidade na gestão dos recursos naturais da região.

O 6º Congresso Internacional de Controle Público e Luta Contra a Corrupção foi realizado na Universidade de Salamanca, na Espanha (Divulgação)
Cooperação

Além da programação acadêmica e técnica, a conselheira-presidente Yara Amazônia Lins e os conselheiros Érico Desterro e Júlio Pinheiro também prestigiaram a inauguração do Centro Permanente do Instituto Rui Barbosa (IRB) instalado no Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Salamanca (Cebusal). O espaço simboliza a cooperação entre as instituições brasileiras de controle externo e a histórica universidade espanhola, fortalecendo o intercâmbio de conhecimento e aprimoramento das práticas de fiscalização.

O 6º Congresso Internacional de Controle Público e Luta Contra a Corrupção conta com a participação de representantes de diversos países e tem como objetivo fomentar o diálogo sobre mecanismos de combate à corrupção, transparência e boas práticas na administração pública.

(*) Com informações da Assessoria

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.