Participe do nosso grupo no Whatsapp Participe do nosso grupo no Telegram
29 de janeiro de 2022
Ainda não é assinante
Cenarium? Assine já!
ASSINE

Maria Luiza Dacio – Da Revista Cenarium

O Conselho Regional de Biologia 6ª Região – CRBio-06, que tem sob sua jurisdição os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima realiza, no próximo dia 12 de janeiro, a posse dos novos conselheiros para a gestão 2022-2026. O evento acontecerá no Centro Cultural dos Povos da Amazônia, mas será restrito para convidados, devido às medidas de contenção da Covid-19.

Os novos conselheiros foram eleitos em pleito realizado no final de 2021. Yamile Alencar, atual presidente do Conselho, destaca que a renovação é uma norma regimental do Conselho, que a cada quatro anos seja realizada a eleição para escolha da nova gestão.

Serão empossados como conselheiros efetivos os biólogos: Aldenira Oliveira da Silva, Andrea Cristina Santos de Moura, Daniel Souza dos Santos, Israel Wilter Dourado Cabral, José Abílio Barros Ohana, José Felipe de Souza Pinheiro, Marcus Aurelio da Silva Pereira, Ronildo Baiatone Alencar, Rogério Fonseca e Sinandra Carvalho dos Santos Gomes.

Os conselheiros suplentes que serão empossados são os biólogos: Crisvaldo Cassio Silva de Souza, Fabiane Ferreira de Almeida, Júlio Nino de Souza Neto, Lucas Silva Santos Júnior, Marinês Rodrigues Bulbol, Priscila Alencar Azarak, Reydson Rafael Rosa Reis, Reynier de Souza Omena Júnior, Rosana Melquides Figueira de Matos e Tazianne Barros Barreto.

“Temos nove conselhos regionais no Brasil. A importância da renovação da gestão se faz necessária tanto por essas normas quanto para que haja maior representatividade e possibilidades de novos conselheiros participarem das deliberações do plenário e, assim, realizarem novas ideias, projetos estratégicos e novas ações. Sempre visando valorizar o nosso profissional biólogo, em nosso Estado, e nas demais jurisdições do conselho”, explica a atual presidente.

A solenidade, que empossará os dez novos conselheiros efetivos e novos conselheiros suplentes eleitos, será presidida por Yamile Alencar.

Expectativas

A atual presidente destaca o legado deixado para a sociedade e para os profissionais. “Estimo que a próxima (gestão) continue dando segmento a todas a nossas conquistas realizadas por todas as gestões passadas, desde 2006 até 2021, onde eu participei ativamente. Estou deixando um legado histórico para a sociedade e para os biólogos da nossa jurisdição”, comemorou.

José Felipe de Souza Pinheiro é o atual Conselheiro Tesoureiro e um dos eleitos para a próxima gestão. Pinheiro disse que espera uma gestão participativa e colaborativa. “Onde haja maior participação dos profissionais biólogos em discussões referentes à categoria. É importante, por ser uma forma democrática de troca de gestão, de maneira saudável, onde surge novas ideias, pensamentos e atitudes”, afirma.