Conta de Moraes é desativada na rede social X, antigo Twitter


Por: Marcela Leiros

21 de fevereiro de 2025
Conta de Moraes é desativada na rede social X, antigo Twitter
Alexandre de Moraes e Elon Musk (Lucas Oliveira/CENARIUM)

MANAUS (AM) – A conta oficial do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes na rede social X, antigo Twitter, aparece como não existente na manhã desta sexta-feira, 21. A desativação acontece após Moraes ter multado a plataforma para obrigá-la a fornecer dados cadastrais de um perfil atribuído ao blogueiro Allan dos Santos.

Moraes criou o perfil no antigo Twitter em 2017. Há algum tempo ele não atualizava a conta com novas postagens, especialmente após o embate judicial com a plataforma, alvo de multas milionárias após descumprir decisões do ministro. Ao acessar o perfil, os seguidores se deparam com a seguinte mensagem: “Esta conta não existe”.

Mensagem de “Esta conta não existe” aparece no antigo perfil de Alexandre de Moraes (Reprodução/X)

A mensagem costuma aparecer quando o próprio usuário cancela o perfil na plataforma. Moraes, no entanto, não se pronunciou, até o momento.

Multa milionária

Nesta quinta-feira, 20, o ministro intimou o X, de propriedade do bilionário Elon Musk, a pagar uma multa de R$ 8 milhões por não ter cumprido suas decisões, como fornecer dados do blogueiro Allan dos Santos. Além disso, Moraes determinou que essa decisão seja enviada para a Polícia Federal (PF) a fim de dar “continuidade das investigações” no âmbito das milícias digitais.

Moraes também determinou que a conta fosse bloqueada – o que foi feito pelo X – mas a empresa não enviou as informações, alegando que “as operadoras do X não coletam dados cadastrais”.

A solicitação de Moraes sobre as informações da conta do youtuber bolsonarista foi feita dentro de um inquérito instaurado em julho do ano passado, para investigar o envolvimento do blogueiro em crimes nas redes sociais.

No ano passado, a rede social X ficou bloqueada no Brasil por mais de um mês após a plataforma descumprir uma série de ordens judiciais do Supremo Tribunal Federal (STF).

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.