‘Contrariando previsões pessimistas’, diz governador do AM sobre mandatos
Por: Bianca Diniz
03 de fevereiro de 2025
MANAUS (AM) – O governador do Amazonas, Wilson Lima (União), afirmou que o trabalho de sua gestão tem desafiado as expectativas do público em geral, “contrariando previsões pessimistas”. A declaração aconteceu nesta segunda-feira, 3, durante leitura da mensagem governamental na abertura dos trabalhos da 20ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), na sede da Casa, Zona Centro-Sul de Manaus.
“Quando fui candidato, disseram que era impossível vencer as eleições. Depois de eleito, disseram que seria impossível assumir o cargo. Após assumir, disseram que não permaneceria no cargo por seis meses. Em 2022, disseram que eu não seria reeleito governador. O restante dessa história, vocês conhecem”, disse o governador.
Wilson Lima foi eleito governador do Amazonas, pela primeira vez, em 2018, e recebeu 1.033.950 votos, um total de 58,50% dos votos válidos. No pleito da reeleição, Lima recebeu 1.039.192 votos e obteve 56,65% dos votos válidos em todo o Estado.
Além de fazer um balanço de seus mandatos à frente do Executivo estadual, no período de 2019-2022 e 2023-2026, Lima destacou projetos nas áreas prioritárias do Amazonas, como saúde, educação, segurança e assistência social.
Mesa Diretora
A solenidade contou, ainda, com a posse da nova Mesa Diretora da Casa Legislativa, que irá atuar no biênio 2025/2025, sob a presidência do deputado estadual Roberto Cidade, correligionário de Wilson Lima no União Brasil.
A Mesa Diretora será composta ainda pelo deputado Adjuto Afonso como 1° vice-presidente; deputado Abdala Fraxe como 2° vice-presidente; e deputada Joana Darc como 3° vice-presidente.
Na secretaria-geral estará a deputada Alessandra Campelo; como 1° secretário, o deputado Delegado Péricles; 2° secretário, o deputado Cabo Maciel e 3° secretário, o deputado João Luiz. O corregedor da Casa será o deputado Sinésio Campos e o ouvidor o deputado Felipe Souza.
Roberto Cidade foi reconduzido ao cargo para o segundo biênio da atual legislatura em eleição realizada em outubro, na Aleam. O parlamentar obteve 22 votos favoráveis dos deputados presentes. A eleição também ratificou os nomes dos demais membros da Mesa Diretora para o mesmo período.