COP30 terá maior participação indígena da história, diz ministra Sonia Guajajara


19 de outubro de 2025
COP30 terá maior participação indígena da história, diz ministra Sonia Guajajara
A ministra Sonia Guajajara (Reprodução/MPI)

BRASÍLIA (DF) – A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara afirmou, durante o programa Estúdio COP 30, transmitido pelo Canal Gov, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em novembro, em Belém (PA), terá a maior e melhor participação indígena da história das conferências do clima.

Para isso, de acordo com Guajajara, o Ministério dos Povos Indígenas criou um espaço que será alocado na Universidade Federal do Pará (UFPA). Além de alojamento, o espaço contará também com atividades culturais, políticas e espirituais durante o evento. São esperados 3 mil indígenas de todo Brasil e do mundo na Aldeia COP.

A delegação brasileira contará com a maior participação indígena da história, com 360 representantes de todas as regiões do País credenciados para a Zona Azul da conferência, espaço oficial e restrito onde ocorrem as negociações diplomáticas entre os países e delegações credenciadas, sendo organizada pela Organização das Nações Unidas (ONU). Segundo Guajajara, 1 mil indígenas de todo o mundo são esperados para participar das discussões na Zona Azul.

Se as pessoas já estão diretamente impactadas com as mudanças climáticas, é justo que as pessoas possam participar, inclusive para trazer as contribuições e participando daquilo que lhes afeta diretamente”, explicou Sonia

Ela destacou que os territórios indígenas são comprovadamente os mais preservados e detêm a maior biodiversidade, graças à forma de vida sustentável dos povos indígenas. “Os conhecimentos tradicionais dos povos indígenas contribuem já naturalmente com o modo de vida que exercem junto à natureza. Porque tudo que nós indígenas fazemos traz esse conhecimento do que a natureza oferece, seja para os medicamentos, cultura, alimentação“, declarou.

Leia na íntegra neste link.

(*) Com informações da Agência Gov

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.