Corpos de garimpeiros encontrados na TI Yanomami chegam ao IML
04 de maio de 2023

Bianca Diniz – Da Revista Cenarium
BOA VISTA (RR) – Os corpos dos garimpeiros encontrados mortos na Terra Indígena Yanomami (TIY) foram transportados ao Instituto Médico Legal (IML) de Roraima, na noite dessa quarta-feira, 3, em dois carros fúnebres escoltados por quatro viaturas e 15 agentes federais e civis.
De acordo com a Polícia Federal, os corpos chegaram da comunidade Uxiú em um helicóptero, que desembarcou na Base Aérea da capital. A PF informou que todos os cadáveres serão submetidos a autópsia nesta quinta-feira, 5, para identificação das causas das mortes.

Durante um sobrevoo na região do rio Alto Mucajaí, agentes descobriram os corpos de vítimas de tiros em uma cratera. A perícia revelou a presença de uma flecha no local. A PF suspeita que as mortes tenham relação com o ataque de garimpeiros ilegais aos três indígenas, entre eles o agente de saúde Ilson Xiriana, de 36 anos, Otoniel Xirixana, de 29 anos, e Venâncio Xirixana, de 31 anos. Ilson não resistiu aos ferimentos, enquanto os outros dois permanecem internados no Hospital Geral de Roraima (HGR).

Comunicado
A Hutukara Asssociação Yanomami (HAY) e a Texoli Associação Ninam do Estado de Roraima (TANER) emitiram um comunicado, assinado pelo líder indígena Dario Kopenawa, com relatos sobre o ataque aos indígenas, ocorrido nas margens do Rio Mucajaí.

De acordo com as testemunhas, um grupo da etnia Xirixana/Ninam seguiu a embarcação dos criminosos e foram alvejados. Um barco da comunidade socorreu os feridos, que foram encaminhados de helicóptero para o Centro de Referência em Saúde, na base de Surucucu.
Além disso, o documento ressalta risco de novos ataques. “As lideranças indígenas da comunidade Uxiu informaram que se organizaram e estão preparados para atacar qualquer barco de garimpeiros que passarem próximos às comunidades às margens do Rio Mucajaí, isso significa que pode ocorrer a qualquer momento mais uma tragédia naquela região”, destacou.
Reforços
A Polícia Federal (PF) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) atuam em uma Operação Conjunta com o Ibama e a Força Nacional no combate aos garimpeiros ilegais. De acordo com a PRF, um reforço de policiamento deve ser aprovado nesta semana pela Diretoria de Operações.
Atualmente, a corporação possui 53 policiais na região Yanomami, incluindo táticos especializados em crimes ambientais, Choque, Operações Aéreas e Operações Especiais. Além disso, a PRF conta com dois helicópteros dedicados ao apoio operacional.