‘Corregedoria Day’ aborda saúde mental no trabalho no TCE-AM
Por: Ana Pastana
07 de maio de 2025
MANAUS (AM) – Saúde mental no trabalho é tema do “Corregedoria Day” do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM), que aconteceu nesta quarta-feira, 7, na sede do órgão, em Manaus. Com a temática “Ambientes institucionais e saúde mental: caminhos para o cuidado”, o evento promoveu palestras, mesas redondas para servidores e para o público externo.
De acordo com o TCE-AM, “em um ambiente de metas e pressões, o bem-estar emocional faz toda a diferença para um trabalho mais saudável e produtivo”. O evento contou com a participação ainda de autoridades como a presidente do órgão, Yara Amazônia Lins, o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Roberto Cidade (UB-AM), o conselheiro Josué Cláudio e a secretária de Saúde de Manaus, Shádia Fraxe e outros.
Durante a abertura do evento, a presidente do TCE-AM, Yara, afirmou que o compromisso com a saúde mental é diário e que de todos. “Aos servidores, corregedores, estudantes e membros da sociedade civil que nos acompanham, deixo uma mensagem: o compromisso com a saúde mental é diário e coletivo“, disse.

Por sua vez, o conselheiro Josué Cláudio utilizou o tempo de fala para reforçar o compromisso do TCE-AM com a saúde dos colaboradores e da sociedade, principalmente, voltada para a saúde mental. Josué também afirmou que ter sessões de terapia com profissões é normal.
“É normal ter um terapeuta e é normal ter um psiquiatra. Essa é a essência desse evento, normatizar, normalizar, fazer com que a gente entenda que é normal ter um psicólogo, que é normal procurar uma ajuda psicológica“, declarou.

O evento contou com a participação do professor Dr. José Humberto da Silva Filho, doutor em psicologia pela Universidade de São Paulo (USP), com especializações em psicologica clínica e neuropsicologia. José também é colaborador da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), onde fundou e coordenou o Laboratório de Avaliação Psicológica do Amazonas (LAP-AM) em 2006.
Médico psiquiatra, formado e atuante no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), Luiz Eduardo Wawrick Fonseca participou do evento. Ele atua como psicoterapeuta analítico, com formação pelo Centro de Ensino Luís Guedes. Luiz também é membro da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).
Também participaram: Adenilson Lima Reis, que é psicólogo com especialização em logoterapia e logoterapia clínica, exerceu quatro mandatos como gestor público; Lóren Rodrigues Cavalcante, psiquiatra formada pela Universidade Federal do Amazonas (UEA) com especialização em psiquiatria pelo Centro Psiquiátrico Eduardo Ribeiro.
O evento foi promovido pelo Instituto Rui Barbosa e pela corregedoria, com o apoio da Escola de Contas Públicas e Diretoria de Saúde do TCE-AM (Disau).

