Corregedoria faz levantamento para apurar possível envolvimento de policiais na morte de adolescente em comunidade de Manaus

Crime aconteceu nesta quarta-feira, 23, no bairro São Jorge (Divulgação)

Malu Dacio – Da Revista Cenarium

MANAUS – A Corregedoria-Geral da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas informou na noite desta quarta-feira, 23, que irá realizar um levantamento junto à Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) para apurar um possível envolvimento de policiais na morte de Hebert de Oliveira da Silva, 16 anos, com um tiro nas costas.

“Em caso de confirmação, tomará todas as medidas legais cabíveis para apurar as condutas dos servidores envolvidos”, afirma a corregedoria em nota. A entidade ressalta, ainda, que os órgãos do Sistema de Segurança Pública não compactuam com desvios de conduta de seus integrantes.

PUBLICIDADE

A REVISTA CENARIUM apurou que o crime ocorreu na rua T, número 4, comunidade Santa Inês, bairro Jorge Teixeira, Zona Leste de Manaus. De acordo com dados do Instituto Médico Legal (IML), traumatismo craniano encefálico foi a causa para a morte do adolescente.

A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), também investiga o caso citado.

Entenda o crime

O delegado do 14º Distrito Integrado de Polícia (Dip), Gerson Oliveira, afirmou que apurou informações dadas à imprensa com familiares e testemunhas que encontraram o corpo do jovem. De acordo com Gerson, a vítima estava em uma rua da redondeza que dá acesso a uma área de preservação com um igarapé.

“Ele estava em companhia de outros indivíduos e foram abordados por porte de drogas. Então, provavelmente, estavam traficando drogas, com possivelmente mais 2 indivíduos que não foram identificados. Não há informações sobre quem são”, disse.

O delegado afirma que a abordagem seria, supostamente, feita por policiais, mas cabe à corregedoria investigar. “Não foi uma equipe da 30ª Cicom, pelo que conversei com o comandante do local. Pode ter sido alguma equipe da 14ª Cicom ou de alguma força especial. Rocam ou Força Tática. Teremos que apurar junto à Corregedoria quem estava atendendo a essa ocorrência de tráfico de drogas”, disse.

“Eles teriam saído correndo e os policiais efetivaram os disparos na direção desse rapaz que acabou o atingindo. Não há informação de que houvesse armas com eles. Vamos primeiro apurar quem foi a equipe que atendeu a essa ocorrência”, continuou.

O delegado afirmou que as investigações dirão quem efetuou o disparo. “Só encontramos uma perfuração no rapaz que entrou pelas costas e atingiu, provavelmente, o coração. Mas não tem como precisar o que atingiu, mas foi um disparo mortal e ficou alojado o projétil. Não se sabe exatamente onde está (o projétil)”, finalizou.

Denúncias

A Corregedoria-Geral da SSP-AM está à disposição da sociedade amazonense para receber as denúncias que envolvam servidores do sistema de Segurança Pública do Amazonas através dos seguintes canais de denúncias: Telefone: (92) 3211-1036 e e-mail: denú[email protected]

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.