Covid-19: Amazonas passa a aplicar a 4ª dose para pessoas de 40 anos ou mais a partir desta quarta-feira

Com informações da assessoria

MANAUS — O Amazonas passa a aplicar a segunda dose de reforço, conhecida popularmente como 4ª dose, contra a Covid-19 para quem tem 40 anos ou mais, a partir desta terça-feira, 22. Uma nota técnica da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) juntamente com a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) foi emitida nessa terça-feira, 21. 

Veja também: Covid-19: pesquisadores identificam método capaz de prever gravidade da doença

O documento atualiza as orientações técnicas relativas à aplicação da dose de reforço na campanha de vacinação contra a Covid-19, que é operacionalizada pelas prefeituras municipais, por meio das secretarias municipais de saúde. A nota está disponível no site da FVS-RCP, em: https://bit.ly/3blClsl.

“A ampliação de faixa etária para aplicação da segunda dose de reforço é a oportunidade para quem está na faixa dos 40 anos receber esse reforço na imunização que é tão importante para a proteção contra a Covid-19 e evitar complicações decorrentes da infecção e da doença”, destaca a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim. 

A nota técnica traz orientações para as secretarias municipais de Saúde, que devem avaliar as estratégias para implementar ações voltadas ao público da vacinação, com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal. 

Aptos para a dose

Conforme a nota técnica, o novo reforço deve ser aplicado em quem foi vacinado, no esquema primário com os imunizantes Pfizer, Astrazeneca ou Coronavac, a partir do intervalo de, no mínimo, quatro meses após o primeiro reforço, popularmente conhecido como 3ª dose. 

O documento destaca ainda que mulheres atualmente gestantes ou puérperas com 40 anos ou mais que receberam quaisquer um dos imunizantes disponíveis (Coronavac, Pfizer, Astrazeneca ou Janssen) estão aptas a receber a segunda dose de reforço com a vacina Pfizer ou, na indisponibilidade deste imunizante, usar a vacina Coronavac para o reforço.

A nota técnica destaca, ainda, a quem tem 40 anos ou mais e recebeu a vacina Janssen no esquema primário de dose única, seguida de uma ou duas doses de reforço, estão orientadas a receber uma nova segunda dose de reforço e uma terceira dose de reforço, independentemente do imunizante usado nos reforços anteriores, conforme orientação do Ministério da Saúde. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

VOLTAR PARA O TOPO