Covid-19: SC volta a registrar mais de 100 mortes em 24 horas e tem quase 400 pacientes à espera de UTI


09 de março de 2021
Covid-19: SC volta a registrar mais de 100 mortes em 24 horas e tem quase 400 pacientes à espera de UTI
A taxa de ocupação de UTI SUS é de 96% e há 712 mil diagnosticados em todo Estado catarinense (Foto: Isadora Camargo)

Com informações do G1

MANAUS – Santa Catarina teve 109 novas mortes de pacientes com Covid-19 registradas no boletim desta terça-feira, 9. Este é o maior número de óbitos em 24 horas desde o início da pandemia. No total, 8.170 pessoas morreram por complicações da doença no Estado desde março de 2020.

Há 395 pacientes que aguardam transferência para leitos de UTI. Segundo levantamento feito pelo G1, 76 pacientes da Covid-19 que estavam na lista para serem transferidos para um leito de UTI ou enfermaria especializado morreram de fevereiro até esta terça-feira, 9.

Mais de 712 mil foram diagnosticados com o novo coronavírus no Estado, que segue como o quinto do Brasil com mais casos confirmados, atrás de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Bahia. Na sexta-feira, 5, também foram mais de 100 mortes registradas em 24 horas pelo governo catarinense: 107.

A taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Sistema Único de Saúde (SUS), levando em conta leitos gerais e os específicos para a Covid-19, está em 96%.

Separando apenas os leitos de UTI-Covid para adultos, a ocupação é de 99,76%, com duas vagas para todo o Estado. Porém, na prática, a própria Secretaria de Estado da Saúde admite que os leitos que vagam já estão reservados a outros pacientes, ou seja, já não estão disponíveis.

Taxa de ocupação de leitos de UTI, somando UTI geral e UTI Covid, por região catarinense (Foto: Reprodução/SES Leitos)

Dos 1.603 leitos de UTI SUS em Santa Catarina, 1.539 estão ocupados, sendo 885 por pacientes com suspeita ou confirmação de Covid-19. Na segunda-feira, 8, 884 pessoas estavam na UTI por causa da doença. No site do governo do Estado, é possível verificar a ocupação desses leitos em cada hospital.

Vacinação

Até a segunda-feira, 8, 323.559 doses da vacina contra a Covid-19 tinham sido aplicadas em Santa Catarina, informou a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive). Desse conjunto, 248.841 pessoas receberam a primeira dose e 74.718, também a segunda. A Dive também divulgou no site quantas doses foram aplicadas em cada município.

Mapa de risco

Santa Catarina segue pela segunda semana consecutiva com 16 regiões de saúde em risco gravíssimo para a Covid-19, segundo a matriz divulgada pelo governo do Estado na manhã de sábado, 6.

Matriz de risco da Covid-19 mostra todas as regiões em nível gravíssimo em SC (Foto: Reprodução/Governo de Santa Catarina)

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.