CPI da Pandemia ouve Otávio Fakhoury, empresário acusado de disseminar fake news


30 de setembro de 2021
CPI da Pandemia ouve Otávio Fakhoury, empresário acusado de disseminar fake news
Otávio Fakhoury, vice-presidente do Instituto Força Brasil. (Reprodução/ CNN Brasil)

Com informações da Revista Istoé

A CPI da Covid no Senado ouve nesta quinta-feira, 30, o empresário bolsonarista Otávio Fakhoury, suspeito de financiar a disseminação de informações falsas sobre a pandemia de Covid-19.

Fakhoury é vice-presidente do Instituto Força Brasil, que tentou intermediar a negociação de vacinas contra a Covid-19 entre a empresa Davatti e o Ministério da Saúde, e presidente do diretório do PTB em São Paulo.

Senadores da comissão suspeitam que o instituto tenha ajudado a propagar notícias falsas durante a pandemia. O requerimento que pediu a convocação do empresário foi assinado pelo vice-presidente da comissão, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP).

Segundo Randolfe, Fakhoury “foi identificado como o maior financiador dos canais de disseminação de notícias falsas, como o Instituto Força Brasil, Terça Livre e Brasil Paralelo”.

Fakhoury também é alvo da CPMI das Fake News, e seu nome é citado no inquérito da Polícia Federal que investiga os responsáveis pelos atos antidemocráticos de 2020.

O empresário teria financiado quase R$ 50 mil em material de campanha para o então candidato Jair Bolsonaro (sem partido) nas eleições presidenciais de 2018. Os gastos não constam na declaração à Justiça Eleitoral.

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.