Credor do Tribunal de Justiça do AM recebe cobrança fraudulenta; TJAM emite alerta sobre golpe
27 de abril de 2022

Ívina Garcia – Da Revista Cenarium
MANAUS – Uma tentativa de fraude foi registrada pelo Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) contra um credor de um precatório. A pessoa não identificada, informou ao órgão que havia recebido uma ligação de um suposto funcionário do TJAM cobrando um valor para realizar a liberação de um alvará.
O Tribunal de Justiça emitiu uma nota alertando sobre a tentativa de fraude. Segundo o juiz responsável pela Central de Precatórios do TJAM, Roberto Hermidas de Aragão Filho, a vítima juntamente com sua família, foram abordadas por ligação e os golpistas pediram a quantia de 1.500 reais no Pix, para realizar a liberação de um alvará.

A família, que não tinha a quantia na hora, procurou por parentes e amigos para conseguir o valor, enquanto isso começaram a notar a fraude e pesquisar mais informações junto ao tribunal, quando foram informados que estavam sendo vítimas de um golpe. O tribunal informou então por meio de nota que não envia e-mails aos credores de precatórios sobre eventuais pagamentos, tampouco exige depósitos prévios como condição para liberar crédito.
“Infelizmente, essa é uma prática corriqueira que a gente tem que informar a população para que não caiam nessa cilada”, completa o juiz.
Os pagamentos ocorrem mediante transferência bancária e após intimação dos advogados (e não das partes) pelos canais oficiais, notadamente o Diário da Justiça Eletrônico (DJE) e o portal de intimação do TJAM.