Curso para captação de recursos vai qualificar produtores culturais em Manaus


19 de julho de 2023
Curso para captação de recursos vai qualificar produtores culturais em Manaus
Representantes públicos no lançamento de projeto para produtores culturais (Divulgação/Assessoria)
Da Agência Cenarium*

MANAUS (AM) – A Prefeitura de Manaus lançou nesta quarta-feira, 19, o curso de “Elaboração de Projetos Culturais para Captação de Recursos”, com foco na Lei Paulo Gustavo. O lançamento contou com a presença numerosa de artistas, produtores e demais fazedores de cultura no Casarão da Inovação Cassina, no centro histórico da capital.

As vagas serão disponibilizadas para a classe artística manauara das zonas urbana, rural e ribeirinha. O curso é dirigido a 650 participantes e é preparatório para os editais da Lei Paulo Gustavo.

O diretor-presidente da Manauscult, Osvaldo Cardoso, ressaltou que as 650 vagas disponibilizadas seguem a orientação do prefeito David Almeida de tornar a cultura uma atividade permanente.

“A orientação é fazer ações que sejam perenes, nada passageiro, acima de tudo deixar um legado, formar e capacitar artistas para elaborar projetos e atuar nos mais variados tipos de eventos culturais locais”, pontuou Cardoso.

O presidente do Concultura Tenório Telles em conversa com os produtores culturais (Clóvis Miranda/Semcom)

Para o presidente do Concultura, Tenório Telles, Manaus está se tornando uma cidade credenciada a fazer parte do Sistema Nacional de Cultura (SNC) com a elaboração do Plano Municipal de Cultura e a lei de incentivo, fortalecendo o conselho e membros atuantes.

“A Lei Paulo Gustavo é uma oportunidade para os nossos criadores, pois marca a retomada da vida cultural em Manaus, oportunizando o acesso a possibilidades de emprego e renda para os nossos produtores de cultura. É um momento histórico o lançamento dessa parceria Prefeitura e Sebrae, pois as 650 vagas de formação em elaboração de projetos terão impacto positivo na vida dos artistas manauenses e contribuirão para o aprimoramento artístico e profissional dos participantes”, explicou.

O vice-presidente do Concultura, Neilo Batista, saudou os artistas e a imprensa presentes no lançamento, validando a relevância do evento e do projeto de formação de empreendedorismo cultural.

“Desde o início da gestão atual, tivemos a preocupação de capacitar os artistas e fazedores de cultura, tornando-os autossuficientes e se libertando dos atravessadores da cultura”, destacou.

A diretora-presidente do Sebrae-AM, Ananda Pessoa, comentou que essa parceria é muito importante porque o conceito de economia criativa e solidária une o talento e o empreendimento.

“O artista é um empreendedor. Estamos felizes pela parceria com a Prefeitura de Manaus, por meio do Concultura e Manauscult, para formarmos esses empreendedores da arte, treinando para aprimorar seus projetos e terem mais oportunidade por meio da Lei Paulo Gustavo e outros editais, e terem mais chance de ver seus projetos aprovados dentro desse mercado que é tão bonito e importante, além de gerar muita renda”, disse.

Valorização

A dançarina e gestora cultural Verlene Mesquita, da escola Luzeiros Cultura e Arte, do bairro Coroado, Zona Leste de Manaus, afirmou que o curso ajuda os artistas a fazerem corretamente seus projetos e equiparados com os de outros Estados.

“Nós, querendo ou não, precisamos sempre de uma reciclagem. Então, o valor de estudar é para evoluir, pois quando a gente faz alguns projetos, às vezes, achamos que se criou uma receita de bolo, e projeto não é uma receita. Os projetos, eles requerem e têm a necessidade de atualizações”, afirma.

Inscrições

O link para inscrições está à disposição dos interessados no site da Manauscult e Sebrae-AM, acessando am.loja.sebrae.com.br. O cronograma das atividades terá, inicialmente, seis turmas programadas em três, no período de 24 a 27 de julho, na sede do Sebrae-AM, no Centro, e mais três turmas na sede do Sebrae-AM do bairro Aleixo, Zona Centro-Sul, nos três turnos.

As próximas turmas serão formadas de forma a atender os artistas de todas as zonas da cidade e áreas ribeirinhas.

(*) Com informações da assessoria
Leia mais: Prefeito de Manaus afirma que cobrará casa de shows sobre reparo de ciclovia

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.