Participe do nosso grupo no Whatsapp Participe do nosso grupo no Telegram
25 de julho de 2021
Ainda não é assinante
Cenarium? Assine já!
ASSINE
image/svg+xml

Com informações do Portal Alma Preta

BRASIL – O curso ‘Racismo e Mídia no Brasil: Uma abordagem sobre semiótica’ abre inscrições para sua oitava edição, que acontecerá nos dias 24 e 25 de Julho, das 16h às 18h, em uma plataforma de reunião on-line. A inscrição no valor de R$ 50 compreende dois dias de atividades com emissão de certificado de 4 horas. 

O debate sobre racismo ganhou um novo fôlego, a partir da difusão discursiva nas redes sociais, no Brasil e no mundo. Pautas historicamente reivindicadas pelo movimento negro têm se fortalecido e ganham espaço nas preocupações do segmento corporativo, além dos veículos de comunicação e nas narrativas da contemporaneidade. 

Nesse sentido, o encontro busca contribuir para o aprofundamento de uma visão crítica e coletiva sobre a relação entre violência racial e o sistema de produção simbólico. O objetivo é tensionar as práticas de produção e consumo da mídia no Brasil. 

A abordagem do curso tem como estratégia apresentar instrumentos teórico-metodológico, a partir das principais teorias semióticas e antirracistas, para a análise de discursos midiáticos. 

A Plataforma Semiótica Antirracista é uma iniciativa de jornalistas e doutorandos de Pós Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Bruna Rocha e Cássio Santana.

SERVIÇO 

Minicurso Racismo e Mídia no Brasil: uma abordagem semiótica 

Quando? 24 e 25, das 16h às 18h.

Onde? Plataforma virtual de reunião online a ser divulgada para os inscritos Investimento: R$50  

PROGRAMAÇÃO

Dia  24/07 – Aula expositiva: Apresentação dos conceitos fundamentais para a reflexão sobre o racismo midiático, desde uma perspectiva semiótica. 

Dia 25/07 – Aula metodológica: Apresentação de categorias, operadores teórico-metodológicos e estratégias de análise de conteúdos midiáticos.