Data típica da cultura norte-americana, Halloween movimenta a venda de artigos e fantasias em Manaus

Halloween movimenta a economia em Manaus. (Reprodução/internet)

Da Revista Cenarium

MANAUS – Já bastante incorporado na cultura brasileira, o Halloween aqueceu o comércio de venda e aluguel de fantasia e de lojas de artigo de decoração para festas e eventos, em Manaus. Celebrada em diversos países a data é comemorada neste sábado, 31. Um alento para os empresários que amargavam os prejuízos causados pela pandemia da Covid-19, que impôs regras de distanciamento e isolamento social. É que boa parte dessas empresas depende da realização de eventos que provocam aglomeração de pessoas para garantir o faturamento.

Em alguns estabelecimentos, o movimento superou a expectativa dos lojistas, que não estavam otimistas com o período, mesmo após a flexibilização da quarentena. É o caso da loja ‘Decora Festa’, na Grande Circular, no bairro São José, Zona Leste.

PUBLICIDADE

O estabelecimento trabalha com a venda de doces, fantasias e artigos para decoração. Por conta da baixa procura nos tempos de pandemia, a loja decidiu encomendar um número menor de mercadorias em comparação ao ano passado.

O resultado foi que nos primeiros dias de procura, os produtos começaram a faltar nas prateleiras. “Não esperava que o fluxo de pessoas a procura de artigos e fantasias paras está data fosse tão grande, até mesmo por conta da pandemia”, destaca o proprietário da loja, Marlon Seixas.

A variedade de produtos que podem ser encontrados nas lojas especializadas, passando por aqueles que garantem uma maquiagem horripilante. E, claro, os acessórios vão muito além das antigas dentaduras de vampiro.

Afinal, se há procura, a venda acontece e o lucro é certo. E quem trabalha no ramo aposta no desejo das pessoas de decorarem as casas e das crianças de comemorarem a data a caráter. E esta tendência ganhou corpo nos últimos quatro anos, conforme observa a gerente de venda de loja especializada em decoração de festas, Janaína Melo. “A gente observa que tem muita festa em condomínios. E, além de decorar as casas, as crianças saem fantasiadas para ganharem os doces”, comenta, referindo-se à tradição americana da frase: trick or treat (doces ou travessuras). 

Para o representante do Sindicato dos Economistas do Amazonas (Sindecon-AM), Marcus Evangelista, de um modo geral toda festa temática acaba tendo um reflexo positivo na economia. “Falando especificamente do halloween que é uma festa tipicamente americana, a cada ano, cada vez mais o cresce o movimento no Brasil, onde organizadores de festa, lojas que vendem adereços, restaurantes, acabam tendo seu movimento alavancado nesse período e, isso, acaba sendo bom para nossa economia, uma vez que, estamos ainda no movimento retraído em função da pandemia, mas quando há alavancagem em função de festa temática, acaba ajudando a economia”, ressalta o economista.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.