David afirma que Manaus é a ‘número um’ em floresta nativa; MapBiomas nega
Por: Ana Pastana
24 de setembro de 2024
MANAUS (AM) – O atual prefeito de Manaus e candidato à reeleição, David Almeida (Avante), afirmou nessa segunda-feira, 23, durante uma entrevista para a Rede Amazônica, afiliada da TV Globo na região Norte, que a capital amazonense é a número um das cidades do país em floresta nativa – área que ainda não foi explorada ou modificada por ações humanas. De acordo com David, as informações seriam do MapBiomas. À CENARIUM, o órgão negou a informação nesta terça-feira, 24.
Durante a entrevista, o candidato foi questionado sobre as soluções ambientais para a cidade de Manaus. David afirmou que o território da capital do Amazonas possui 96% de área preservada com floresta nativa e disse que o instituto mostra a cidade liderando o ranking de floresta nativa. Veja:
De acordo com estudo feito pelo MapBiomas, 6,9% das áreas urbanas no Brasil são cobertas por vegetação. O levantamento que coloca Manaus na primeira posição, é referente a vegetação urbana, onde a capital do Amazonas é o município com maior área da região amazônica, com 2.818 hectares.
O biólogo e pesquisador Lucas Ferrante explica a diferença entre floresta nativa e área de vegetação. O especialista aponta que a área de vegetação não corresponde necessariamente a área florestais, já que a floresta nativa é uma área virgem, que ainda não foi modificada pelas ações humanas.
“A expressão área de vegetação é mais ampla e não se refere necessariamente apenas a florestas ou florestas preservadas. Existem áreas de vegetação que não são florestais, como os campos de altitude na Mata Atlântica, ou as campinas e campinaranas na Amazônia. Algumas dessas fitofisionomias são dominadas por plantas arbustivas, em vez de árvores.”, explicou.
Já sobre a floresta nativa, Ferrante destacou que a “A terminologia ‘floresta nativa’ é usada para nos referirmos a uma floresta primária, que não sofreu perturbações. Por exemplo, a Reserva Florestal Adolpho Ducke, ao norte de Manaus, é uma floresta nativa porque nunca foi perturbada, derrubada ou replantada. Assim, quando falamos de floresta nativa, nos referimos a uma mata primária, intocada, onde não houve corte seletivo, extração de madeira ou degradação de sua estrutura — o que não é o caso da maioria dos remanescentes florestais na cidade de Manaus, que, em sua maior parte, são hoje florestas secundárias”.
Ainda de acordo com o MapBiomas, no ranking de melhores e piores municípios do País em relação à presença de vegetação urbana referente ao ano de 2022, a capital Manaus não aparece na lista das cidades brasileiras com mais áreas verdes.

A CENARIUM entrou em contato com a assessoria de imprensa do candidato David Almeida, para entender sobre os dados apontados pelo atual gestor da capital. Não houve retorno.
Veja a nota técnica: