David Almeida cai 2,5% e Cidade sobe mais de 7% em pesquisa da Projeta


20 de setembro de 2024
David Almeida cai 2,5% e Cidade sobe mais de 7% em pesquisa da Projeta
David Almeida e Roberto Cidade (Composição: Weslley Santos/CENARIUM)

MANAUS (AM) – O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), “desidratou” 2,5%, e o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Roberto Cidade (União Brasil), cresceu 7% na comparação do levantamento feito pela Projeta – Pesquisa de Mercado e Opinião Pública, divulgado nesta sexta-feira, 20, com pesquisa feita há 35 dias pelo Pontual. Ambos são candidatos à Prefeitura da capital amazonense.

A mais recente pesquisa de intenção de voto da Projeta, sob o número AM-01976/2024, revela o cenário político de Manaus. Na questão estimulada — na qual os candidatos são apresentados aos entrevistados — David Almeida aparece com 29,96% das intenções de voto no cenário geral, seguido por Roberto Cidade, com 22,67%.

Na pesquisa do Pontual, divulgada no dia 17 de agosto, David Almeida estava com 32,5%, seguido pelo deputado federal Amom Mandel (Cidadania), com 21%. Roberto Cidade (União Brasil) aparecia em terceiro, com 15%.

Intenções de votos do Pontual Pesquisa, de 17 de agosto (Reprodução)
Intenções de votos do Instituto Projeta, divulgadas nesta semana (Reprodução)

Na comparação entre os dois levantamentos, Amom Mandel caiu do segundo lugar para o terceiro, anteriormente ocupado por Cidade. O parlamentar tinha 21% das intenções de voto, na época. O Pontual ouviu 1.066 eleitores, em 63 bairros de Manaus, entre os dias 12 e 15 de agosto. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número AM-09732/2024.

Quanto aos outros postulantes ao cargo de prefeito de Manaus, Alberto Neto (PL) tinha 10,1% e está com 12,72%; Marcelo Ramos (PT) tinha 4% e, agora, aparece com 4,99%; Wilker Barreto (Mobiliza) estava com 1,3% e tem 0,40%, a mesma porcentagem de Gilberto Vasconcelos (PSTU), que tinha 0,9%.

LEIA TAMBÉM
Projeta

As amostras da população da pesquisa eleitoral da Projeta foram selecionadas por meio de critérios estatísticos, utilizando como base as fontes oficiais do Brasil. O perfil da amostra da população incluiu em sua maioria o público feminino, 53,01% e contou com 46,99% do público masculino.

Pelo critério de maioria absoluta, para ser eleito, o candidato a prefeito precisa obter mais da metade dos votos válidos. Quando isso não acontece, ocorre o segundo turno. Em Manaus, os dois primeiros colocados, David Almeida e Roberto Cidade provavelmente disputarão a prefeitura por meio desse sistema.

Veja a pesquisa do Instituto Projeta na íntegra:

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.