David Almeida insinua recado a Omar e Braga: ‘Não vou aceitar que me indiquem qualquer vice’


24 de julho de 2024
David Almeida insinua recado a Omar e Braga: ‘Não vou aceitar que me indiquem qualquer vice’
Da esquerda para direita: prefeito David Almeida, senadores Eduardo Braga e Omar Aziz (Composição de Paulo Dutra)
Jadson Lima – Da Cenarium

MANAUS (AM) – O prefeito de Manaus e pré-candidato à reeleição, David Almeida (Avante), declarou em entrevista ao Fiscaliza Geral, programa da Rede Onda Digital, no último dia 1º de julho, que não aceitará pressões de políticos aliados para a indicação do candidato a vice-prefeito na sua chapa. Almeida diz que ainda não definiu o nome que caminhará ao seu lado na busca pelo segundo mandato na eleição marcada para 6 de outubro.

A declaração do prefeito foi entendida como um recado aos senadores Omar Aziz (PSD-AM) e Eduardo Braga (MDB-AM), principais líderes dos partidos que integram, hoje, o arco de alianças de David Almeida. Ele disse que o vice da chapa à reeleição será escolhido por meio de diálogo e apoio e deve ser um candidato influente para contribuir com a próxima gestão, caso ele seja eleito.

Eu sou o candidato, não vou aceitar que me indiquem qualquer vice. Não é assim. Eu tenho aliados e dentro [desse arco de aliança] nós buscaremos um vice entre os nomes que compõe a nossa base aliada“, declarou o prefeito, durante a entrevista. Assista a seguir.

Informações de interlocutores de Almeida apontam que, internamente, há movimentos políticos que devem resultar na construção de uma chapa puro-sangue, com o ex-secretário de Infraestrutura (Seminf) Renato Júnior, amigo pessoal do prefeito e homem de confiança. Renato tenta viabilizar o próprio nome junto a Omar Aziz e Eduardo Braga.

Publicamente, David Almeida disse que também tem como nome para vice, a ex-secretária de Saúde Shádia Fraxe, médica, economista, especialista em Saúde da Família.

David Almeida, prefeito de Manaus, e a saga para definir o nome de vice (Semcom)

O grupo político do pré-candidato à reeleição em Manaus conta com o apoio de cinco partidos que além do Avante, tem o MDB, PSD, DC e Agir. Na terça-feira, 23, Almeida disse que a escolha do vice deve ser definida no início de agosto. A convenção do Avante está marcada para ocorrer no dia 3 de agosto, no espaço Via Torres em Manaus, na Zona Centro-Sul de Manaus.

Apoio de Lulistas

Antes apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), David Almeida buscou aproximação com os senadores do Amazonas que têm forte interlocução com o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Embora sejam filiados a partidos de centro-direita, os parlamentares que apoiaram Lula nas eleições presidenciais de 2022 caminham ao lado de Almeida nas eleições municipais deste ano. Eles têm um acordo em que o atual prefeito se compromete finalizar o mandato, caso seja reeleito.

A retomada da aliança entre Almeida, Braga e Omar se fortaleceu nos últimos seis meses após a ruptura entre o prefeito e o governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil). Em agosto de 2023, Almeida reuniu-se em Brasília com o ministro das Cidades, Jader Filho, para viabilizar recursos nas áreas de habitação e infraestrutura na capital amazonense. O encontro foi possível com a ajuda de Braga, que pertence ao mesmo partido do governador Pará, Helber Barbalho, irmão de Jader Filho.

Almeida encontrou o Ministro dos Transportes, Jader Filho, em 2023 (Reprodução/Redes Sociais)

Já Aziz apareceu em uma série de agendas públicas ao lado de Almeida nos últimos meses. Em uma delas, ocorrida no final de junho em Manaus, o senador pelo PSD elogiou a postura de Almeida durante a entrega de veículos do Governo Federal para garantir melhorias no Sistema Único de Assistência Social (Suas). Na última quinta-feira, 18, Aziz afirmou em entrevista ao Radar Amazônico que “sobre a questão de apoiar o David [Almeida] estamos conversando. É uma decisão que o Eduardo [Braga] vai ter“.

Omar Aziz aperta a mão de David Almeida (Divulgação)
Padrinhos políticos

A relação de aliança entre Almeida e os senadores Braga e Aziz já foi forte no passado. Em 2010, o atual prefeito de Manaus foi eleito deputado estadual do Amazonas pelo Partido da Mobilização Nacional (PMN), legenda que integrava a coligação de Aziz e Braga, candidatos naquela eleição aos cargos de governador e senador, respectivamente. Ele foi eleito com 24.479 votos.

Em 2010, Almeida integrou a coligação de Braga (Reprodução TSE)

Quatro anos depois, Almeida disputou a reeleição pelo PSD de Aziz, foi eleito com menos votos (24.189) e deixou o partido em 2017 após uma ruptura que resultou na cassação de José Melo. Na época, Almeida era o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), assumiu interinamente o governo estadual e apoiou a ex-deputada Rebecca Garcia (PP) para a sucessão. Naquela eleição suplementar, Aziz apoiou o candidato Amazonino Mendes (PDT).

Leia mais: TRE-AM vê promoção de David Almeida em campanha sobre hepatites e nega veiculação
Editado por Jefferson Ramos

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.