Debate do 2º turno vai contar com a presença dos presidenciáveis Lula e Bolsonaro
09 de outubro de 2022

Com informações Folhapress
SÃO PAULO – Os candidatos à Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) confirmaram presença no debate presidencial organizado por Folha, UOL, TV Bandeirantes e TV Cultura, o primeiro do 2° turno das eleições. O evento será no dia 16 de outubro, um domingo, às 20h.
Na próxima terça-feira, 11, haverá uma reunião com as campanhas de Lula e Bolsonaro para definir as regras para o confronto entre os dois adversários.
Em agosto, o mesmo pool de veículos promoveu o primeiro debate entre os presidenciáveis, que teve as presenças de Lula, Bolsonaro e outros quatro candidatos — Simone Tebet (MDB), Ciro Gomes (PDT), Soraya Thronicke (União) e Felipe D’Ávila (Novo).

O debate de agosto marcou o primeiro enfrentamento entre Lula e Bolsonaro. A dupla, que já liderava as pesquisas, concentrou as atenções e o duelou com trocas de acusações sobre corrupção.
A então candidata Simone Tebet (MDB), que terminou em terceiro na disputa do 1° turno, se destacou em debates com o atual presidente e foi a mais bem avaliada, segundo pesquisa quantitativa do Datafolha feita com eleitores indecisos.
Além do organizado pelo pool, houve outros dois debates no 1° turno. Lula não compareceu ao evento no SBT, em setembro, alegando outros compromissos marcados na agenda.
No debate da Globo, em 29 de setembro, todos os candidatos convidados estiveram presentes, inclusive, o indicado pelo PTB, Padre Kelmon. Ele fez dobradinha com Bolsonaro e foi criticado pelos outros presentes, que o chamaram de “padre de festa junina”, caso de Soraya, e de “candidato laranja” por Lula.
Não há, ainda, a confirmação de quantos debates serão realizados no 2° turno. Além do evento do pool (Folha, UOL, TV Bandeirantes e TV Cultura), a TV Globo e outro grupo de empresas de comunicação — formado por SBT, CNN, Estadão/Eldorado, Portal Terra, Veja e Rádio Nova Brasil FM — reservaram datas.
O evento da Globo será o último da eleição, marcado para o dia 28 de outubro, uma sexta-feira. A votação acontece no domingo, dia 30.
Lula afirmou que pretende ir a um ou dois debates no 2° turno. “Não sei se já estão organizando outros, mas eu não vou fazer mais debate do que o necessário”, disse. “Posso fazer um ou dois, mas quero ir para a rua conversar com o povo”, completou.
No último domingo, 2, o petista recebeu 48,4% dos votos válidos, ante 43,2% do presidente.
Após terminar o 1° turno na segunda colocação, Bolsonaro afirmou que pretende estar em todos os debates organizados. “Quero participar para convencer as pessoas sobre qual o melhor lado para elas”, disse o presidente.