‘Dedicação e constância’ levaram trabalho de confeitaria de RO até Britney Spears, diz proprietário

CEO da Flakes, Leonardo Borges diz que respondeu à cantora no 'direct' e que pretende ensiná-la a preparar a delícia do vídeo: “Vai que cola”, brincou (Isabelle Chaves/Cenarium)

Iury Lima – Da Revista Cenarium 

VILHENA (RO) – Milhões de visualizações, quase 40 mil novos seguidores (e contando), canais de mensagens completamente congestionados e inúmeros pedidos de encomendas de outros países: assim tem sido a nova rotina da confeitaria Flakes, de Porto Velho, em Rondônia, depois que a cantora Britney Spears, uma das maiores divas da música pop em todo o planeta, compartilhou um vídeo em que a loja apresenta o produto que tem tudo para se tornar seu mais novo carro-chefe.

Apesar do boom e da gratidão à artista, para o fundador e CEO Leonardo Borges, de 27 anos, o motivo do sucesso foi o trabalho dedicado à marca desde 2016, época em que precisava de uma renda extra enquanto cursava medicina.

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“Por trás disso, tem muito trabalho. Tem dedicação e constância. Se eu não tivesse melhorado a qualidade dos produtos, esse vídeo não teria chegado até ela. Desde quando comecei a fazer os doces, comecei a criar os conteúdos, vídeos e fotos que chamam atenção”, contou em entrevista à CENARIUM, nesta quinta-feira, 31.

O Fundador e CEO da Flakes, Leonardo Borges e a sócia Laura Vicuna Borges, que também é mãe do jovem empresário (Reprodução/Arquivo Pessoal)

Agora formado, ele se dedica exclusivamente à confeitaria, devido ao sucesso desses últimos seis anos em sociedade com a mãe, Laura Vicuna Borges. Aliás, ter caído no gosto de figuras ilustres não é uma novidade, mas ele confessa que algo nessa proporção nunca havia acontecido.

“Desde 2016 eu trabalho assim. Então, de lá pra cá, muitas páginas famosas já postaram nosso trabalho. Figuras internacionais também já chegaram a postar, mas, alguém desse nível de alcance, com 40 milhões de seguidores, nunca. Então, foi surpreendente, sim. E, além disso, com um impacto nacional muito grande”, contou esbanjando alegria.

“Eu fiquei sem reação, na verdade. Comecei a receber várias mensagens no WhatsApp e achei que era brincadeira. Corri lá no Instagram para conferir e vi que era verdade. Fiquei sem reação a princípio, pois alguém com tanto alcance postar sobre o nosso trabalho e ainda amar (…) foi algo realmente surpreendente” acrescentou o jovem empreendedor. 

Viral mesmo antes

O vídeo que deixou Britney Spears com água na boca já rendeu quase 8 milhões de visualizações no Instagram. Mas antes mesmo disso, outras publicações da Flakes já haviam mostrado ao mundo o potencial do chocolate brasileiro feito em Rondônia. 

Na plataforma de vídeos da rede social, um deles chegou às 10 milhões de reproduções. Já no Twitter, foi assistido quase 50 milhões de vezes. “Esse vídeo, com certeza, ela viu porque viralizou faz umas três ou quatro semanas. Provavelmente deve ter caído no “explorar” do insta dela, daí ela deve ter visto e decidido compartilhar”, teorizou Borges.

Ovo Britney

Uma forma de agradecer à cantora foi batizar o ovo de páscoa que ela compartilhou, com seu nome: e assim nasceu o Ovo Britney – um sucesso de vendas logo no primeiro dia do hype gerado pelo engajamento com quase uma centena de vendas durante o expediente.

“Esse ovo de páscoa já estava no nosso cardápio. Então, ali, no momento, eu pensei: vamos mudar o nome para ver a reação das pessoas e, rapidamente, a galera começou a compartilhar, interagir e gostaram bastante”, explicou Leonardo. “O dia inteiro foi com a loja movimentada e encomendas a todo vapor. São milhares de mensagens e a nossa equipe respondendo. Essa páscoa tem tudo para ser a melhor das nossas vidas”, comemorou o sucesso.

Rebatizado, o Ovo Britney foi sucesso de vendas logo no primeiro dia após o boom das redes sociais (Reprodução/Flakes)

Além da estrela internacional, fãs da cantora e pessoas de todos os lugares do mundo voltaram os olhos para os chocolates e a grande variedade de produtos artesanais, frescos e sem conservantes feitos pela Flakes. “Muita gente vindo atrás, de outros estados, de outros países e, infelizmente, nós não fazemos envios. Nós temos uma produção limitada e a distância também atrapalha um pouquinho, pela questão do frete”, detalhou o CEO da marca, que respondeu à cantora no direct e espera, ao menos, passar a receita da delícia para ela. 

“Tô esperando a mensagem dela ainda. Mandei direct perguntando se eu posso entregar lá [nos Estados Unidos] para ela, ou, se eu posso ensiná-la a fazer o ovo de páscoa. Vai que cola”, brincou. 

Tendência ‘instagramável’

O termo pode soar mesmo estranho e diferente, mas este é “o modelo conceito” que o fundador Leonardo Borges quer seguir com a marca. Tanto que a unidade física da Flakes em Porto Velho já passou por essa transformação. Em outras palavras, significa que o ambiente está bem mais a cara da rede social que tanto impulsiona as vendas.

“Reinauguramos há poucas semanas e tudo começou no Instagram. Por isso, nós trouxemos essa pegada com vários cantinhos para fazer fotos. E esse é o modelo de loja conceito que a gente pretende expandir para outros estados. A ideia é que cada cidade tenha sua produção local para que as pessoas tenham a mesma experiência que os clientes de Porto Velho têm aqui”, revelou ele sobre o projeto de abrir franquias; um planejamento que já dura mais ou menos um ano.

Reinaugurada, a Flakes está ainda mais ‘instagramável’, em Porto Velho (Reproduçã/Flakes)

Futuro de (mais) sucesso

A parceira de empreitada é Laura Borges, mãe de Leonardo. Sócia e co-fundadora, ela não esconde o orgulho. “Tem momentos em que bate aquela emoção, aquela vontade de chorar por ver que todo o trabalho que a gente teve está refletindo em reconhecimento das pessoas”, declarou emocionada.

“Tudo dá trabalho, mas é gratificante quando o cliente vem à loja, elogia e gosta. Não basta ser bonito, tem que ser gostoso”, disse ainda. 

Além do projeto de abrir lojas franqueadas, o empresário também gerencia a Flakes Academy, que tem mais de 15.000 alunos e forma confeiteiros profissionais.

“Eu comecei vendendo chocolates na faculdade de medicina para ter uma renda extra e assim me formei. Foram plantões, loja, cursos, trabalhei também em posto de saúde no meio da pandemia (…) Talvez, se eu não tivesse feito medicina, eu não teria chegado a isso”, concluiu o jovem Leonardo.

“Sou muito grata e que venha o que for de melhor pela frente”, finalizou a mãe do CEO e sócia da Flakes. 

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