Participe do nosso grupo no Whatsapp Participe do nosso grupo no Telegram
4 de dezembro de 2021
Ainda não é assinante
Cenarium? Assine já!
ASSINE
image/svg+xml

Com informações do G1

BOA VISTA (RR) – A Defesa Civil Nacional reconheceu a situação de emergência no município do Cantá, região Norte de Roraima, por conta das fortes chuvas. A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).

Em 20 de maio, a prefeitura do município decretou situação de emergência após o rio Cachorro transbordar e alagar trecho de rodovia. A intensidade das chuvas também deixou mais de 40 famílias isoladas no município.

Segundo o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), além do Cantá, outros 27 municípios de diversos estados também tiveram a situação de emergência reconhecida pela Defesa Civil Nacional.

O reconhecimento, conforme o Ministério, permite que as cidades busquem recursos federais para ações de resposta e reconstrução de estruturas danificadas.

Previsão de mais chuvas em Roraima

Conforme o Governo de Roraima, até o mês de maio deste ano, choveu mais do que o registrado na última cheia do estado, em 2011. À época, o rio Branco transbordou e chegou a cobrir completamente a plataforma mais baixa da Orla Taumanan, no Centro da capital.

A previsão feita pelo Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) é que, no próximo trimestre, chova acima dos padrões climatológico de Roraima.