Delegado Péricles é escolhido como presidente da CPI da Saúde na ALE/AM

Escolhido como presidente da CPI, o deputado Delegado Péricles irá escolher os três membros suplentes na reunião desta quarta-feira, 27 (divulgação)

Thiago Fernando – Revista Cenarium

De forma unânime, o deputado estadual Delegado Péricles (PSL) foi definido como presidente da Comissão Parlamentar de Investigação (CPI) da Saúde, instaurada pela Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE/AM). A escolha aconteceu na tarde desta terça-feira, 26, em reunião virtual que contou com a presença dos cinco membros efetivos divulgados na edição 1.498 do Diário Oficial Legislativo, publicada na última segunda-feira, 25.

A relatoria da Comissão será do deputado Fausto Júnior (PRTB). Os outros membros efetivos são os deputados Dr. Gomes (PSC), Serafim Corrêa (PSB) e Wilker Barreto (Podemos).

PUBLICIDADE

Durante a reunião, ficou definido que nesta quarta-feira, 27, às 15h (de Manaus), serão divulgados os nomes dos membros suplentes da CPI. A escolha será do presidente da comissão, que definirá três nomes entre as cinco indicações à suplência realizada pelos blocos partidários. Logo após, acontecerá um debate entre os deputados para sacramentar quem será o primeiro, segundo e terceiro suplentes.

Esse critério de escolha foi questionado pelo deputado da base do Governo, Dr. Gomes, que não concordou com a possível ausência de um suplente do seu bloco, caso precise se ausentar de uma reunião.

“Para que haja representativa legítima, o ideal seria ter cinco suplentes, um de cada bloco. Assim, na minha ausência, o suplente do meu bloco falaria por mim. Permanentemente, os cinco blocos estariam representados na suplência”, afirmou Gomes.

Todavia, Péricles informou que os critérios para a escolha e quantidades de membros suplentes são definidos pelo Regimento Interno da Casa.

Os deputados Wilker Barreto e Dr.Gomes adiantaram que vão indicar, respectivamente, os nomes dos deputados Dermilson Chagas (Podemos) e Alessandra Campelo (MDB).

Péricles frisou que a Comissão tem a responsabilidade de investigar os “gastos bilionários” da Saúde nos últimos anos.

“Nossa responsabilidade é grande. Não só de imputar responsabilidades as pessoas, mas de corrigir falhas que já ocorrem a muitos anos. Precisamos viver um novo momento na saúde do nosso Estado. Temos um sistema precário”, afirmou.

O parlamentar ainda disse que o Amazonas, por renda per capita, é o que mais gasta no Brasil. “Não estamos aqui para caçar bruxas, mas é para apurar os fatos e realizar o trabalho de maneira justa e séria”, concluiu Péricles.

Briga na Justiça

Vale lembrar que no último dia 19, a deputada Alessandra Campelo entrou com um mandado de segurança no Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) contra o presidente da ALE/AM, Josué Neto (PRTB), por “atropelar” o Regimento Interno da Casa ao escolher os membros efetivos da CPI . No mesmo dia, o desembargador João Mauro Bessa suspendeu o andamento da comissão.

Para a parlamentar, a CPI sobre a Saúde do Amazonas, já nasceu em débito. “É uma CPI que nasce desmoralizada pelo uso político, pelos mandos e desmandos do presidente e pela forma totalmente confusa e arbitrária, na qual ele vem conduzindo a Ale-AM”, disparou Alessandra.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.