Demanda por aluguel de imóveis em Manaus se mantém estável apesar do aumento em índice de preços


30 de junho de 2021
Demanda por aluguel de imóveis em Manaus se mantém estável apesar do aumento em índice de preços
Profissionais do mercado imobiliário revelam preço do aluguel estável e aumento na demanda. (Reprodução/Secom)
Gisele Coutinho – Da Revista Cenarium

MANAUS – A demanda por imóveis em Manaus se mantém estável apesar do aumento no Índice Geral de Preços de Mercado (IGPM). O reajuste de 0,60% foi divulgado nessa terça-feira, 29, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), sendo aplicado na renovação de contratos pelo segundo mês seguido após o avanço de 4,10%, no mês de maio.

Segundo profissionais do mercado imobiliário, como o engenheiro civil, Adnamar Cezario, apesar do reajuste, o preço do aluguel em Manaus não apresentou aumento real. “Não pude aumentar conforme o índice do governo. Tive que usar o bom senso e reduzir o percentual de aumento, porém, a procura nesse período ficou maior”, declarou o engenheiro.

A dona de casa Josafá Matos, moradora do bairro Flores, zona Centro-Sul de Manaus há dois anos, constata que mesmo durante a pandemia, período em os preços dos alimentos, roupas, gasolina, estão tão altos, o aluguel não aumentou. “Para mim é um alívio o preço não ter aumentado, como não tenho uma renda fixa, cada valor a mais que aparece no mês já faz toda a diferença”, ressaltou.

Aumento da demanda

Segundo o presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis dos Estados do Amazonas e Roraima (Creci), Paulo Carvalho, apesar do aumento do IGP-M, o mercado de locação continua sempre aquecido. “Hoje o cliente consegue morar em lugar bom, pagando um preço razoável”, ressaltou.

Ele explica que com o aumento dos valores nesse segmento, o locador e locatário podem ajustar negociações para ambas as partes. “Se você tem um bom pagador, não tem o porquê fazer um reajuste nos valores, tudo é questão de conversa”, ressalta.

O presidente do Creci diz ainda que mesmo com a pandemia o mercado imobiliário não parou e as vendas e locações continuam em movimento. “Acredito que com a pandemia as pessoas viram que tinham uma necessidade de se mudar ou ir para um imóvel maior ou menor, apartamento ou casa, a demanda continua grande”, finalizou.

Aluguéis no Amazonas

Segundo o último senso divulgado pelo IBGE em 2019, o Amazonas possui cerca de 1,1 milhão de domicílios particulares permanentes, 755 mil na Região Metropolitana de Manaus e 657 mil no município de Manaus. Desse total, 74,1% (815 mil) são já pagos, 2,3 % (25 mil) são próprios, 14,5% (160 mil) alugados e 8,9% (98 mil) eram cedidos e aqueles em outra condição, como por exemplo, nos casos de invasão totalizavam 0,2% (2 mil).

Do total de domicílios particulares permanentes na Região Metropolitana de Manaus (755 mil), 67,7% (511 mil)  são próprios já pagos, 3,0% (23 mil) eram próprios, mas ainda pagando, 18,7% (141 mil) eram alugados, 10,5% (79 mil) eram cedidos e aqueles em outra condição, como por exemplo, nos casos de invasão totalizavam 0,1% (1 mil).

Do total de domicílios particulares permanentes na cidade de Manaus (657 mil), 65,9% (433 mil) eram próprios já pagos, 3,5% (23 mil) eram próprios, mas ainda pagando, 20,1% (132 mil) eram alugados, 10,4% (68 mil) eram cedidos e aqueles em outra condição, como por exemplo, nos casos de invasão totalizavam 0,1% (1 mil).*

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.