25 de fevereiro de 2021

Victória Sales e Mencius Mello – Da Revista Cenarium

MANAUS – O levantador de toadas do Boi Garantido David Assayag recebeu alta médica nesta quinta-feira, 20, após ter sido diagnosticado com o novo Coronavírus. David estava internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do hospital Prontocord, localizado na zona centro-oeste de Manaus.

Em nota divulgada pela família por meio das redes sociais do levantador, eles informaram que o artista está bem e dará continuidade ao tratamento em casa por meio de medicamentos. A família destacou também que o irmão do levantador Marcos Assayag, que também foi diagnosticado com Covid-19, foi transferido para um quarto de enfermaria do hospital.

A família ressalta que o quadro de saúde dos irmãos evoluiu bem nos últimos dias e agradecem todo o carinho, orações e energias positivas emanadas e pedem para que continuem até que Marcos e David estejam completamente curados.

Luta pelo oxigênio

Assim que recebeu alta, o levantador de toadas do Boi Garantido David Assayag iniciou uma outra corrida, a mesma que centenas de famílias amazonenses lutam para vencer: conseguir oxigênio. David Assayag entrou em ‘home care’, um nome que apesar de pomposo no Amazonas ganhou outro contexto. Um home care pode ser traduzido hoje como sinônimo de luta para estruturar a casa com os elementos básicos para a continuação do tratamento.

A busca de um cilindro vazio está sendo articulada pela profissional de educação física Lilian Daniel. Lilian é amiga de David Assayag desde quando foi sua guia na arena de Parintins em 1998. “David é meu amigo e um ídolo para mim”, declarou. A profissional havia iniciado tratamento para dar qualidade de vida ao artista. “Em novembro nós havíamos conseguido um ganho em perdas de peso e ele já estava se sentindo muito melhor para cantar”, detalhou. 

Com histórico de hipertensão e diabetes, David via no emagrecimento uma necessidade. “Ele estava progredindo e isso já vinha dando resultado positivos, mas infelizmente veio a Covid-19 e tudo se voltou para salvar a sua vida” relatou. “Vamos conseguir, ele já está em casa e agora a nossa luta é não deixar faltar qualidade de vida para sua recuperação”, finalizou Lilian. Até o final da edição, David Assayag seguia sem conseguir o cilindro.