Deputada vai comandar futebol feminino em federação amazonense
Por: Ricardo Chaves - Especial para Cenarium
24 de janeiro de 2025
MANAUS (AM) – A deputada estadual Alessandra Campêlo (Podemos) será a nova diretora de futebol feminino da Federação Amazonense de Futebol (FAF). O anúncio foi feito nesta sexta-feira, 24, pelo presidente da federação e também deputado estadual, Ednailson Rozenha (PMB).
Em entrevista ao comentarista esportivo da Rede Difusora de Rádio (RDR), Zezinho Bastos, o presidente da FAF justificou a escolha e destacou a experiência da parlamentar na gestão pública. Segundo Rozenha, a decisão também segue as diretrizes da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para fortalecer o futebol feminino.
“Escolhemos a Alessandra por tudo que ela construiu nos últimos anos e pela competência gerencial. Ela entende os problemas do futebol amazonense e quer inserir mais mulheres nesse contexto”, declarou.

Alessandra Campêlo afirmou que irá encarar o desafio com “profissionalismo” e de forma “técnica”. “A gestão esportiva precisa de profissionalismo. Vou me apoiar muito na equipe técnica da FAF, e meu papel será fazer acontecer. Trago a minha visão política e estratégica sobre a importância da participação da mulher para a sociedade”, disse.
Passagens pela gestão estadual
Alessandra Campêlo acumula duas passagens pelo Executivo Estadual. A primeira foi em 2012, quando assumiu a antiga Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), na gestão de Omar Aziz. A segunda foi em 2021, ao se licenciar da Casa Legislativa para assumir a Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), sob a gestão do governador Wilson Lima (União Brasil).
Atualmente a parlamentar é vice-líder do governo do Estado na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Foi eleita pela primeira vez para o cargo em 2014 e exerce seu terceiro mandato consecutivo. Alessandra também é presidente da Comissão da Mulher, da Família e do Idoso, além de acumular o cargo de Procuradora da Mulher da Aleam.
Futebol feminino no Amazonas
A FAF organiza o Campeonato Amazonense de Futebol Feminino desde 1984, embora tenha enfrentado períodos de interrupção. Após um hiato, a competição retornou em 2007 e, desde então, tem revelado atletas.
Ano passado, o campeonato registrou a marca histórica de dez clubes participando da competição, o maior número já registrado no campeonato feminino.