Deputado questiona Lula sobre investigação do INSS na Câmara


Por: Cenarium

07 de maio de 2025
Deputado questiona Lula sobre investigação do INSS na Câmara
O deputado federal Carmelo Neto (PL-CE) questionou o presidente Lula sobre os entraves às investigações sobre o INSS (Composição: Paulo Dutra/CENARIUM)

BRASÍLIA (DF) – Após manifestações contrárias do governo federal contra a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) no Congresso para investigar denúncias de irregularidades envolvendo descontos nos benefícios pagos pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), o deputado federal Carmelo Neto (PL-CE) questionou o presidente Lula sobre os entraves às investigações. A publicação do parlamentar foi postada no “X”, antigo Twitter, nesta quarta-feira, 7.

Nas redes sociais, o parlamentar perguntou de Lula nas redes sociais: “Se o Lula não tem culpa, por que tá com medo da CPI do roubo do INSS?”. A postagem já conta com quase 10 mil visualizações nas redes sociais.

O questionamento acontece depois que a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, se reuniu com lideranças de centro no Congresso Nacional e fez um apelo contra a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) no Congresso para investigar denúncias de irregularidades envolvendo descontos nos benefícios pagos pelo INSS.

Em uma reunião na residência oficial da Câmara dos Deputados, a ministra chegou a dizer aos líderes que a implementação de uma CPI para investigar o rombo bilionário do INSS, pode atrapalhar a tramitação de projetos importantes nas duas Casas, entre eles as prioridades para o governo, como o aumento da isenção do Imposto de Renda (IR) para quem recebe até R$ 5 mil por mês a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que amplia a atuação do governo federal na segurança pública.

Rombo no INSS

A deflagração da Operação Sem Desconto, em 23 de abril, revelou um esquema de fraudes bilionárias envolvendo descontos não autorizados em aposentadorias no Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). A crise gira entorno de R$ 6 bilhões. A apuração conjunta da Polícia Federal (PF) e da Controladoria-Geral da União (CGU) desencadeou uma crise no governo, que culminou na demissão do ex-presidente do instituto e do ministro da Previdência Social, Carlos Lupi.

Diante disso, o governo de Lula ficou contra as cordas, pressionado pela oposição. Na Câmara dos Deputados, por exemplo, 185 parlamentares assinaram requerimento para instituir uma Comissão Parlamentar de Inquérito para apurar o envolvimento de entidades sindicais nos descontos. Cabe agora ao presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), decidir se o colegiado será instalado.

Leia mais: Projeto de qualificação gratuita para indígenas é realizado no Amazonas

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.